quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

(Athur + Canindé) x (Octávio + Zé) = Clássico²

- Publicidade -

Quando o nome de Oliveira Canindé foi anunciado como novo treinador do América, substituindo o então técnico, Leandro Sena, alguns torcedores ficaram desconfiados, já que o profissional era pouco conhecido no Rio Grande do Norte e não tinha um currículo em grandes clubes do Brasil. De títulos, os de maiores destaques são a Brasileiro da série D de 2010, com o Gurany de Sobral/CE e a Copa de Nordeste de 2013, pelo Campinense/PB. Mas, a empatia com o time foi imediata. Mesmo sendo eliminado na Copa do Nordeste, vencendo o Ceará por 2×0, o comandante americano está com moral junto aos torcedores. Em seis jogos no comando do time, foram seis vitórias e a liderança do segundo turno do Estadual.

Inclusive, se o América vencer o clássico de hoje e o Globo e o Potiguar não vencerem suas partidas, o alvirrubro conquista o turno com duas rodadas de antecedência, já que tem um jogo a menos que seus rivais. Mesmo com a boa fase, Oliveira Canindé mantém os pés no chão e afirma que o time não pode deixar o sucesso atrapalhar e focar no objetivo de conquistar os títulos.

“Vir para o América foi mais um desafio e temos que encarar sem receio e sem temor. Na minha vida tudo acontece na hora certa. Estou em um momento bom, mas, para que isso continue, temos que estar sempre fazendo mais e, vencer o clássico é um passo importante para isso”, revelou, sabendo das dificuldades que o time deve enfrentar na tarde de hoje. “Todo clássico é difícil. Mesmo que os dois não estivessem nesse momento, seria difícil. Temos que encarar com responsabilidade. Não é um jogo normal, até porque é clássico, não vamos ter nada fácil e temos que entrar atento a todos os momentos”, previu.

O técnico adversário de hoje é um velho conhecido de Oliveira Canindé. Na época em que trabalhava como treinador no futebol cearense, ele enfrentou, por várias oportunidades, o comandante abecedista, Zé Teodoro, que treinou o Ceará e o Fortaleza. Então, Canindé conhece bem o estilo do seu oponente para a  partida de hoje. “ Já joguei contra ele várias vezes, no período em que o Zé Teodoro era técnico do Ceará. Venci algumas, perdi outras. Mas, temos que trabalhar para tentar surpreender o ABC, que vem bem desde a chegada dele. É um técnico experiente e vamos tentar bloquear o nosso adversário e ir para cima, buscando o gol sempre, que é a nossa maior característica”, disse.

O momento que o América atravessa faz com que o treinador rubro possa visualizar uma possível conquista  do turno. Mas, também elogia o trabalho que vem sendo feito pelo ABC e afirma que, quem for a Arena das Dunas, vai ser presenteado com um grande espetáculo de futebol. “Como o momento dos dois é bom, vai ser um prazer de ser visto, para quem puder acompanhar. Vamos fazer o que vem sendo feito, sem muitas alterações e invenções. Nossa equipe tem um padrão de jogo já estabelecido”, afirmou.

E Oliveira não esqueceu de elogiar os torcedores americanos, que devem se fazer presente em grande número para mais um clássico.  “A torcida tem nos ajudado e estamos tentando retribuir de todas as manerias, com vitórias, jogando um bom futebol e dando alegria aos nossos torcedores. Por isso, o apoio deles na Arena das Dunas, no clássico, vai ser fundamental”, finalizou.

#SAIBAMAIS#Arthur Maia
Renegado no elenco do Vitória/BA, o meia chegou ao América para provar que tem valor. Em poucos jogos assumiu a condição de titular, camisa 10 e estrela do Alvirrubro. Seus belos gols chamam a atenção.

Oliveira Canindé
Chegou ao América em meio a um turbilhão, após a derrota por 4 a 0 para o Ceará. Organizou o time taticamente e motivou o grupo. Após a sua chegada, o Alvirrubro atingiu a marca de seis vitórias consecutivas.

Octávio
Meia foi emprestado pelo Botafogo/RJ para ganhar
experiência e já chega a um clássico como destaque do ABC e com a
responsabilidade de comandar o meio de campo do Alvinegro.

Zé Teodoro

Contratado
para colocar a casa em ordem, o treinador aceitou o desafio e já
comandou três vitórias consecutivas do ABC na temporada. O clássico é um
teste de fogo para a sua capacidade de superação.

A história de Zé Teodoro com o ABC não começou este ano. Em 2013, o técnico acertou sua vinda para o clube, durante a disputa da série B do Brasileiro, mas o Náutico entrou na negociação e, mesmo apalavrado com a equipe potiguar, o profissional optou por quebrar a palavra e acertar com a equipe pernambucana, que na época, estava na série A do Brasileiro. O tempo passou e, com a demissão de Roberto Fernandes, a direção abecedista optou por trazer, de volta, Teodoro para assumir o clube e tentar reverter o panorama em que a equipe se encontrava, com poucas chances de conquistar o título do segundo turno do Estadual.

Mesmo sob a desconfiança por parte dos torcedores, a situação melhorou para o time e nas três partidas em que comandou a equipe, o ABC conquistou três vitórias, voltando a ter chances de, ainda, ser campeão Estadual. “Quero foco total. Estamos vivos na competição e só a vitória nos interessa. Tenho estudado o adversário, venho observando algumas coisas para que possamos chegar forte para esse jogo importante”, afirmou.

Para o jogo, o treinador abecedista tem apenas um dúvida para montar a equipe titular. Como o volante Somália está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele ainda não se decidiu qual jogador vai entrar na vaga. Dúvida que só deve ser tirada momentos antes do início do clássico. “A tendência é manter a base que vem jogando. Tenho três possibilidades para a vaga do Somália: Gilmar, Moisés ou Daniel Amora. Mas, vamos esperar pela escalação do adversário”, despistou.

Com três vitórias seguidas, o clima no ABC melhorou. Mas, Zé Teodoro não quer jogador acomodado, já que, de acordo com ele, muita coisa ainda precisa melhorar para a equipe chegar ao ponto que ele almeja. “Já estou sentindo um comprometimento maior, mais confiança. Os jogadores estão apostando na mensagem, entendendo o que é jogar em time grande, assumir a responsabilidade e ter personalidade. Nosso time está tendo atitude, nosso comportamento é de imposição e é isso cobro deles e quero que os jogadores coloquem as mangas de fora, criem as oportunidades. Agora, temos que manter a humildade e os pés no chão”, afirmou.

Em segundo lugar na classificação do segundo turno, o ABC precisa vencer o América para seguir com chances de vencer o turno e decidir o campeonato estadual diante do Globo. Mesmo sabendo das dificuldades que vai enfrentar no clássico, Zé Teodoro sabe que uma vitória pode confirmar o bom momento que o time está atravessando. “Vamos ter uma partida dificílima contra o América, mas é a grande oportunidade de confirmarmos, de uma vez por todas, a nossa recuperação dentro do campeonato”, disse.

Em relação ao tabu de 11 jogos sem vitórias em jogos oficiais sobre seu maior rival, o comandante abecedista disse que chegou o momento de acabar com essa sequência negativa e se valeu do seu passado. “Quando cheguei para treinar o Santa Cruz, tive que quebrar muitos tabus para alcançar o sucesso e aqui não vai ser diferente. Chegou o momento do ABC dar um fim nesse tabu”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas