quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Autoexame é a melhor forma de combater o câncer

- Publicidade -

O Brasil terá, em 2010, quase 50 mil novos casos de câncer de mama, de acordo com estatísticas do Instituto Nacional do Câncer. Apesar da evolução da ciência e da medicina ainda não existe uma forma de evitar a doença. O autoexame e a realização da mamografia, ainda são  as melhores formas de combater a doença.

Eliel de Souza explica que a grande saída é detectar a doença o quanto antes para ter mais chances“Pode-se saber se a mulher tem o gene para o câncer de mama, mas ainda não existe uma forma para combater ou impedir a manifestação da doença. Estuda-se muito o uso das células troncos, mas ainda não temos nada de concreto.  A grande saída continua sendo detectar a doença o quanto antes para ter mais chances de cura”, disse o mastologista e presidente da Sociedade de Mastologia do RN, Eliel de Souza.

Outra forma de tentar prevenir a doença é com a realização da mastectomia redutora de risco. Procedimento que retira 70% do tecido glandular da mama da paciente para evitar o surgimento da doença. “Mas isso  não garante que a mulher ficará livre da doença, não é preventiva. Até porque ainda fica 30% da glândula, que pode desenvolver a doença. Esse procedimento é pouco recomendável, praticamente não é feito no país”, disse Eliel.Especialista no tratamento das doenças da mama, o médico desenvolveu um novo equipamento criado para a realização de biopsias, com vantagens sobre os instrumentos utilizados  atualmente,  facilita o diagnóstico das lesões da mama e é menos traumático para a paciente, já que evita complicações.

Além disso, o equipamento – chamado haste helicoide – é mais fácil de ser manuseado e tem baixo custo. Para se ter ideia, só uma agulha utilizada na biopsia tradicional custa R$1.500,00. O novo equipamento, ainda não é comercializado, mas o médico afirma que é mais barato. “A biopsia helicoide consegue tirar mais fragmentos do que o método tradicional e consegue identificar tumores formados por células mistas e os endurecidos, além de ser menos agressivo para paciente”, disse Eliel de Souza.

Ainda segundo ele, o tratamento para o câncer de mama só é definido depois que é feita a biopsia do tecido. Só então o médico vai poder determinar se é necessária intervenção cirúrgica, quimioterapia ou radioterapeuta.

“Essas são as formas de tratar a doença. O que mudou foi o surgimento de novas técnicas de cirurgias que conseguem preservar boa parte da mama e ainda fazer a reconstituição”, disse o médico.

Acupuntura

Uma das formas de amenizar os sintomas do tratamento contra o câncer de mama  é com a acupuntura. A técnica é muito eficiente na redução de efeitos colaterais   como náusea, vômitos,  depressão, além da diminuição da dor e efeitos colaterais da quimioterapia que sempre incomodam as mulheres nesse período de recuperação. A técnica não previne  e nem cura a doença, apenas alivia os sintomas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas