sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Avenida do grafite

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Índios azuis e gatos com pinta de rapper, entre outras figuras não menos pitorescas, irão surgir no imenso painel que grafiteiros natalenses e convidados produzem este fim de semana na Av. do Contorno, na altura do Paço da Pátria, Cidade Alta. Por enquanto o paredão que margeia uma das principais vias que ligam a histórica Ribeira ao comércio do Alecrim está preto, uma imensa tela que aguarda a intervenção dos 25 artistas que participam da segunda edição do projeto On Area Natal Street Art. O “Painel das Cores” terá temática livre e quase 800 metros quadrados de área, o maior já produzido no Rio Grande do Norte, e reforça o momento favorável que a arte urbana experimenta na capital potiguar. O público poderá acompanhar o andamento dos trabalhos ‘in loco’.
Arte de Cranio é conhecida pelos índios azuis espalhados por ruas e galerias de São Paulo, além de trabalhos internacionais
A grafitagem em si acontece no sábado (3) e domingo (4), das 9h às 17h, mas as atividades começam esta sexta-feira, dia 2, com palestra e oficinas para jovens entre 14 e 20 anos do Paço da Pátria com apoio da ADIC (Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN). “Vou contar um pouco da minha trajetória, e mostrar que é possível viver da própria arte quando se acredita no sonho”, adiantou o grafiteiro Cranio, de São Paulo, um dos cinco artistas de fora do RN que participam do evento. Além do bate-papo, ele ministra oficinas práticas de grafite, desenho e estêncil.

“Precisa acreditar no sonho, ser criativo, estar antenado com o que anda rolando no mundo, pesquisar, estudar e praticar muito”, ensina o grafiteiro paulista de 33 anos, 16 deles dedicados à arte urbana. Cranio, sem acento circunflexo mesmo, contabiliza exposições individuais e coletivas no Brasil, Europa e Estados Unidos. Ele também presta serviços para grandes marcas multinacionais, como a recente intervenção nos pilares do elevado ‘Minhocão’ em São Paulo onde desenvolveu o tema corrida de rua.

Sua marca registrada são figuras indígenas azuladas, que o artista faz questão que interajam com a paisagem. “Muitas vezes a fotografia do grafite inserido na paisagem funciona melhor que o desenho solo”, avalia.

Cranio avalia que São Paulo, capital do grafite no Brasil, “está saturada” e que Natal há ainda muito espaço para ser ocupado. “Painéis como esse servem de vitrine para os artistas daqui, aumentando a possibilidade dessa arte ser consumida”, acredita.

Da rua para as galerias
Sobre a introdução do grafite em galerias de arte, Cranio diz que é um movimento natural. “Não procurei galerias para expor, fui convidado. Conquistar esses espaços não diminui a potência do grafite, é apenas diferente: em vez de muros e paredes uso telas. Mas o importante é ter personalidade, técnica e qualidade. Meus trabalhos tem uma aceitação muito boa no exterior”.

Cranio informou que no próximo dia 15 de outubro abre a exposição individual “Tô chipado” em uma galeria em São Paulo, e em dezembro irá participar de uma das maiores feiras de street art do mundo em Miami (EUA).

A união faz o grafite
O evento On Area Natal Street Art foi idealizado em 2013 pelo grafiteiro Bones, 30, desde 2000 envolvido com o grafite. “As artes urbanas deram um salto grande de 2009 para cá em Natal, principalmente devido o empreendedorismo dos artistas. Estamos criando nossos projetos, trazendo gente de fora, participando de encontros nacionais e buscando técnicas novas”, destacou Bones, que hoje vive da própria arte: ele abre letreiro de loja, pinta fachada, boné, camiseta, capacete de moto; também ministra oficinas e dá aulas particulares de grafite.

O tema mais recorrente em seus grafites são gatos, de todos os tamanhos, cores e tipos. Gato B.Boy, gato MC, gato pescador, gato bandoleiro… Ele contou que tentou tatuar, mas viu que seu negócio era tinta na parede.

“Dessa turma mais nova (que usa spray) sou o mais antigo na ativa”, garante o artista, sem deixar de citar o pioneirismo do artista visual Marcelus Bob que começou a espalhar com tinta e pincel seus ‘humanoides’ pela cidade no começo dos anos 1980.

Bones Mega Risco, como é conhecido no meio, lembra que em 2004, quando voltou a morar em Natal após uma temporada de 5 anos no Rio de Janeiro, o mercado local praticamente não existia – e o grafite era mal visto e/ou mal compreendido, principalmente pela polícia. “Naquela época (2004), aqui em Natal, praticamente só se via pixação de torcida de futebol. Comecei a pintar sozinho, escondido; e logo depois, com as redes sociais (Orkut), as pessoas foram se unindo. Formamos grupos e passamos a pintar juntos dentro de terrenos baldios para ganhar experiência. Nisso o Hip Hop ganhou força e as coisas foram acontecendo”.

Economia criativa
Na esteira dessa articulação que o projeto On Area promove, capilarizada sobretudo nos bairros da periferia de Natal, somada ao perfil empreendedor dos artistas e às possibilidades digitais, a cena do grafite potiguar ganha força com o lançamento da agência virtual iArtBrasil (iartbrasil.com.br), a ser lançada no domingo (4). O endereço eletrônico irá reunir portfólio de vários artistas, servindo de vitrine para quem quiser contratar ou apenas conhecer os trabalhos.

“A arte urbana está em alta no mundo, o Brasil tem um papel de destaque e aqui em Natal em franca expansão”, disse Gabriela Terto, da equipe de produção do On Area. Gabriela ressalta o interesse em inserir o projeto no calendário nacional anual de eventos do segmento, “além de mostrar o potencial e a qualidade dos nossos artistas”, emenda Bea Pereira, também da equipe de produção.

Bea explicou que a agência iArtBrasil foi pensada para exercitar o conceito de economia criativa. “Como o projeto foi contemplado no edital de Economia Criativa do Sebrae-RN, juntamos as ideias e criamos a agência”. Além do Sebrae-RN o On Area Natal Street Art II também conta com apoio Prefeitura do Natal e Funcarte, Colorgin, Sherwin Williams, restaurante Curva do Vento, Açaí do Grilo, SWAAG Produções, Republika Hostel e ADIC.

Artistas urbanos
Participam do On Area os grafiteiros potiguares FB (Fábio Vinícius), Felix (Douglas Félix), Paz (Paulo Victor), Jao (Emanoel de Souza), Gago (Gabriel Bezerra), Nathan (Nathan Fernandes), Nesk (Daniel Barbosa), Pok (Kéfren Lima), Hades (Bruno Medeiros), Carcará (Miguel Nery), Viviani (Viviani Fujiwara), Bones (Wallace Paes), OCE (Geovane Câmara), Toligadoboe (James Toliga), Hugh (Hugo Marcelino), Rasta (Gustavo), Pardal (Hudson Davyd), Mal (Bruno Otavio), Arbus (Augusto Furtado) e Toni (Carlos Antonio). E os convidados Baga (BA), Simplez (AL), Rossi (PB), Joana DarCk (PE), Cranio (SP).

O que
O projeto On Area Natal Street Art II, que envolve 25 artistas urbanos de seis estados, promove palestra e oficinas esta sexta (2) no Paço da Pátria. No sábado (3) e domingo (4), das 9h às 17h, será produzido painel de 800 m² na Av. do Contorno, Cidade Alta – o público poderá acompanhar o andamento dos trabalhos. Também será lançada a agência virtual de arte urbana iArtBrasil (iartbrasil.com.br).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas