quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Baile das Kengas abre prévias carnavalescas

- Publicidade -

Isaac Lira repórter

A irreverência do Baile das Kengas abriu nessa noite (31) as prévias carnavalescas de 2010. Neste ano, o tema do bloco é “Xanana, minha flor, bem me quer, mal me quer”. A festa contou com uma banda de frevo, que também tocou marchinhas de carnaval, e com a banda Emblemas Funk Band.

De acordo com o idealizador do bloco, Lula Belmont, o tema dessa ano faz referência, além de um óbvio trocadilho, a uma flor de cor branca que nasce em terrenos baldios. “É uma flor que por mais que você arranque sempre nascem outras. Acho que liberdade é a palavra que define, até porque ‘as Kengas’ não é um bloco fechado”, aponta.

Um dos participantes mais antigos do Baile das Kengas é o personagem Jarita, de 53 anos, que já foi eleita Kenga do Ano, e destaca a irreverência do bloco. “Hoje é uma festa mais para o público gay mesmo, mas o bloco é muito interessante por juntar um programa mais família com a brincadeira carnavalesca. Você vai ver crianças, pais de família junto com gays e travestis, com muita liberdade e tolerância”, opina.

Já a madrinha do Baile, Danielle Brito, que é produtora cultural, citou a criatividade das fantasias e das roupas dos participantes como o maior atrativo da festa. “É muita gente criativa em um único lugar. Às vezes a fantasia traz algo tão simples, mas que ninguém conseguiu pensar antes”, analisa.

O bloco das Kengas existe há 27 anos, enquanto que o baile existe há 25 anos. Surgido no carnaval de 1983, o bloco foi idealizado por Lula Belmont para resgatar a verve carnavalesca do povo natalense. “Natal chegou a ter o terceiro melhor carnaval do Brasil na décade de 70, mas teve uma queda depois. O nosso bloco chegou para trazer essa alegria de volta”, encerra.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas