quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Bancos de Leite Materno do RN precisam de doações

- Publicidade -

Uma situação típica dos meses de verão se concretiza mais uma vez. A queda do número de doações de leite materno preocupa as coordenações dos bancos de leite do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) quer sensibilizar as mães que têm leite em excesso para que mantenham as doações neste período.

O exemplo do banco de leite da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, ilustra esta realidade preocupante. Nesta quarta-feira, dia 04, o banco conta com apenas 6 litros de leite em seu estoque, o que não é suficiente para alimentar os bebês que se encontram internados na UTI Neonatal e no projeto Mãe-Canguru. Segundo informações da coordenadora do banco, Ana Zélia Pristo, para atender a demanda são necessários 10 litros de leite por dia.

“Infelizmente esta é a realidade de todos os bancos de leite do Estado”, lamenta a coordenadora de Aleitamento Materno da Sesap, Evanuzia Dantas. Ela explica que os bancos são interligados, o que possibilita que um possa doar leite para outro que esteja com baixos estoques. “O problema é que neste período a situação está difícil para todos”.

 As mães que estão amamentando seus bebês e que têm leite em excesso podem ir diretamente aos Bancos de Leite para fazer a doação ou entrar em contato por telefone para solicitar a coleta em domicílio. O Rio Grande do Norte possui cinco bancos de leite materno, sendo três na capital, um em Parnamirim e outro em Mossoró.

Bancos de Leite no Rio Grande do Norte:

Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal – 0800.722.2400
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), em Natal – 0800.281.7878
Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar), em Natal – 3232.3669
Maternidade do Divino Amor, em Parnamirm – 3272.4703
Banco de Leite de Mossoró (vizinho à Casa de Saúde Dix Sept Rosado) – 3315.3478

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas