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Bancos indicam canais alternativos

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Com a greve dos bancários, a partir de hoje, por tempo indeterminado, a expectativa é de que aumente a demanda nos canais alternativos, como caixas eletrônicos; casas lotéricas e banco postal dos Correios, que atendem a clientela de bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, e correspondentes bancários. Esses serviços estarão funcionando normalmente. Para o atendimento não presencial, os clientes terão o internet banking e os serviços móveis bancários por celular.

No caso da CEF, o superintendente, Roberto Linhares, disse que em todo o Estado os clientes podem procurar as 243 casas lotéricas, além dos 173 correspondentes bancários – conhecidos como agências “transacionais”, que fazem todos os serviços das lotéricas, exceto os jogos de loteria. Nos caixas eletrônicos da CEF, os clientes poderão efetuar pagamento de boletos no valor de até R$ 5 mil/dia, enquanto o saque será limitado ao valor de R$ 1,5 mil ao dia.

O presidente interino do Sindicato dos Empresários Lotéricos do Rio Grande do Norte, Emanoel Gonçalves de Oliveira, explicou que existe uma limitação sobre o valor de saque (até R$ 1,5 mil) e pagamento de boletos nas lotéricas, que é de R$ 2 mil para clientes da CEF e e R$ 700,00 para boletos de outras agências bancárias.

Segundo ele, os clientes do Banco do Brasil também podem fazer saques, mas até o valor de R$ 500,00 por dia, “mas não podem fazer depósito bancário”. Nas lotéricas, segundo ele, o expediente vai até às 17h para depósito e 17h30 para pagamento de boletos. O Banco do  Brasil respondeu, por intermédio de sua assessora de Negócios de Varejo e Governo do Rio Grande do Norte, que durante a greve dos bancários, todos os canais de atendimento alternativo do Banco do Brasil continuarão funcionando enquanto durar a greve da categoria.

Segundo a assessoria do BB, os limites de saques e pagamentos dependem do canal de atendimento utilizado, do perfil e autorização do cliente e da solução de segurança adotada (adesão à biometria aumenta o limite). Os pontos de atendimento podem ser localizados através do site www.encontreobb.com.br ou

do site www.bb.com.br, banner “Encontre um BB perto de você”. As agências atenderão em contingência alguns serviços, como senha de beneficiários do INSS.

Ontem, o funcionário público estadual Reinaldo Barros da Silva foi a uma agência do Banco do Brasil saber se já estava sendo feito o pagamento dos servidores pelo governo. Lá, soube que o depósito só ocorreria hoje, a partir do meio-dia.

“Não haverá problema porque tem o caixa eletrônico para sacar e fazer pagamentos, mas para quem precisa de outros serviços, como abertura de uma conta bancária, vai ter de esperar”, disse ele.

Bate-papo – Ney Lopes Júnior
Procon/RN

Procon promete fiscalizar bancos de forma rigorosa

Com o senhor vê essa greve dos bancários, que começa hoje?
Primeiramente, respeitamos a Lei de Greve, garantida pela Constituição Federal. No entanto, é preciso que o Procon se mantenha atento. O cidadão precisa ter 30% dos funcionários das agências trabalhando e 30% dos caixas eletrônicos funcionando. A lei de greve estabelece, num dos seus pré-requisitos, que o interesse público não pode ser prejudicado com a greve. Outro ponto que não pode ser prejudicado – está dito de forma expressa na legislação – é a compensação bancária. A lei admite a greve, mas precisamos ter pulso firme na hora de cumprir as necessidades e os direitos básicos do cidadão.

O Procon vai exigir 30% dos serviços de caixas físicos?
Não. Exige-se que tenha 30% dos funcionários dentro das agências, por mais que o banco não tenha condições de operacionalizar com caixas físicas, os eletrônicos existem justamente para suprir os caixas físicos. O que acontece é que, mutas vezes, os grevistas proíbem o acesso do  consumidor aos caixas eletrônicos e até desligam alguns.

Se alguma das determinações não forem cumpridas, qual será a providência?
O Código de Defesa do Consumidor estabelece a aplicação de multa pecuniária e até a interdição bancária, e o Procon tem poderes previstos em lei de intervir administrativamente no estabelecimento bancário para garantir esses 30% de funcionamento dos bancos, disponibilizando envelopes para depósitos e bobinas de papel para os caixas emitirem recibos e comprovantes de saques, depósitos e pagamentos. Na última greve houve dificuldade para os clientes por falta de reposição.

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