sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Bandeira comum

- Publicidade -

Carlos Eduardo
Prefeito de Natal

A história tem nos mostrado que certas tarefas prescindem do protagonismo, por serem exatamente aspirações coletivas, como é o caso da instalação do Hub da empresa aérea Latam no aeroporto Aluízio Alves. Esta é uma bandeira comum às forças políticas e produtoras e aos governos do Estado e dos municípios situados em seu entorno. Por isso mesmo, temos diante de nós um desafio dos mais graves, que é a necessidade de estarmos coesos e mobilizados em torno deste projeto, cada um contribuindo da melhor forma possível.

O novo centro de conexões a ser mantido no Nordeste pela Latam ligará o país a aeroportos da América do Sul e a importantes destinos na Europa, comportando um investimento em torno dos R$ 4 bilhões e a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos. Mas a empresa cogita, além de Natal, das cidades de Fortaleza e Recife, dois centros com economia mais forte que a nossa. Vê-se aí o grau de dificuldades a se enfrentar.

No entanto, temos vantagens a considerar. A primeira delas é a posição geográfica, determinante para a escolha de Natal para sediar uma das principais bases aéreas dos Aliados no Atlântico Sul, durante a II Guerra Mundial. Outra é a capacidade do novo aeroporto, projetado para receber mais de 11 milhões de passageiros em 2024 e dobrar sua capacidade de movimentação de cargas das atuais 10 mil toneladas para além de 20 mil até 2020. Mais uma é sua flexibilidade para atender a variação de demanda por estar numa área ainda afastada da expansão urbana. Deve-se considerar ainda como ponto estratégico a nossa refinaria Clara Camarão, que produz querosene de aviação o que poderia ser um atrativo caso o preço do produto seja diferenciado em relação a distância do transporte do combustível.  Além disso, o aeroporto é gerenciado por uma empresa privada e já parceria da TAM no aeroporto de Brasília, o que facilita o intercâmbio de ações entre dois grupos empresariais. Como desvantagem, a falta de acessos rodoviário e ferroviário para a adequada intermodalidade no transporte de cargas e passageiros. E este é um ponto crucial a que devemos nos ater. Projetos existem, obras estão em execução e a Prefeitura está pronta a atuar no que lhe cabe para agilizar as soluções necessárias.

Vale citar que, por parte da Prefeitura de Natal, está em desenvolvimento o projeto do Maruim, com a construção de moradias para abrigar as famílias daquela comunidade, liberando a área para ampliação do espaço de armazenamento de cargas do porto da cidade, aumentando sua produtividade e competitividade no âmbito regional. Este é um exemplo de como cada um pode contribuir para nosso objetivo maior.

Por tudo isso, com a união efetiva das nossas lideranças políticas e produtivas, do poder público com a inciativa privada, temos plenas condições de avançar nos itens técnicos exigidos para este grandioso projeto e assegurar a instalação do centro de conexão no Rio Grande do Norte, o que é de suma importância para nosso desenvolvimento, principalmente diante das incertezas e turbulências que a economia nacional apresenta.  

Assim sendo, de nossa parte posso assegurar que não faltarão vontade e disposição. E não faltará o espírito de coesão que o momento exige.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas