sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Bandidos explodem caixa eletrônico e levam dinheiro

- Publicidade -

Ciro Marques – Repórter

Profissionais do crime. Foi assim que descreveu o agricultor Adriano Ferreira Alves, que até o momento, é a única testemunha do assalto ao terminal do banco Bradesco, localizado na cidade de Lagoa Salgada, a 52 quilômetros de Natal. O assalto foi registrado na madrugada de ontem e os bandidos conseguiram fugir levando o dinheiro do único caixa eletrônico instalado no local.

Terminal do banco Bradesco ficou totalmente destruídoA forma como o crime foi executado, impressiona e mostra  a ação de profissionais do crime, segundo apontou policiais militares. Os seis bandidos que participaram do roubo estavam fortemente armados e utilizaram dinamite para explodir o caixa e conseguir levar o dinheiro. O bando teria fugido pouco depois do assalto, em dois veículos – um modelo Montana e uma Saveiro.

Ao que depender da confiança de alguns policiais militares de Lagoa Salgada e região, no entanto, o crime já era esperado pela falta de Segurança Pública local. São apenas três PMs no destacamento da cidade – localizada dentro da área de atuação do 8º Batalhão. Com esse efetivo, o comandante local, o sargento José Bonifácio, é obrigado a participar da escala de serviço e para deixar a cidade com um policial por dia.

É esse o PM, também, que fica responsável pela delegacia quando o delegado local, Elói Xavier, que trabalha em outras cidades do interior, não está. Na cidade, por sinal, não há agente da Polícia Civil. “Ainda bem que o PM que estava de serviço não veio até o terminal na hora do crime. O que ele poderia fazer sozinho contra seis homens armados?”, questionou um dos policiais lotados na cidade de Lagoa de Pedra  e que foi até a cidade na manhã de ontem auxiliar nas buscas à quadrilha.

Segundo o sargento José Bonifácio, que coincidentemente estava de serviço durante a madrugada, diligências foram feitas pouco depois do assalto, auxiliado pelo reforço dos policiais de outra cidade vizinha, Monte Alegre. “Aqui tem lotérica, duas agências dos Correios, fora o terminal do Bradesco e o comércio local. Não há condição de ficar só um policial. O sargento tem até boa vontade, mas sozinho ele não pode fazer nada”, declarou o PM de Lagoa de Pedra.

Única testemunha do crime, Adriano Ferreira narrou em detalhes como ocorreu o roubo ao caixa eletrônico do Bradesco em Lagoa Salgada. Ele contou à  equipe da Tribuna do Norte que estava assistindo ao jogo da seleção feminina de vôlei com um amigo na praça em frente ao terminal do banco, quando tudo começou.

“Meu amigo se levantou e disse que iria até à casa de um colega, para usar o banheiro. Foi só ele sair, que chegou um homem bem vestido, armado de pistola e com um capuz no rosto. Parecia que estavam esperando ficar sozinho para me abordar”, contou Adriano.

Comterno, calça social e gravata, o homem teria sentado com Adriano e feito algumas perguntas a ele. “Me perguntaram quem era o delegado local, o comandante do destacamento, onde ficava a PM. Mas não respondi nada. Disse que não sabia, que morava na zona rural da cidade”, lembrou a testemunha.

O homem, então, teria dado uma ordem e as duas caminhonetes chegaram à praça e fecharam as ruas que dão acesso à delegacia e ao destacamento da cidade e à entrada de Lagoa Salgada. Em seguida, chegaram mais três homens fortemente armados com fuzil, espingarda calibre 12 e pistola. “O homem que estava ao meu lado fez: ‘quer ver uma coisa bonita? Vai ver agora’. Aí me levou até à frente do terminal”, contou Adriano, que disse ter visto quando um dos homens entrou no Bradesco – que fica aberto 24 horas – e arrombou a parte de baixo do caixa com um pé de cabra e colocou lá uma banana de dinamite.

“Outras duas pessoas apareceram nessa hora. Um bem nervoso e uma mulher, que parecia ser a líder do bando, porque mandava em todo mundo. O mais nervoso dizia que iria me matar, mas o outro que estava comigo desde o início dizia que não e batia de leve na minha cabeça com a arma. Ele ainda falava: ‘se perguntarem, diga que estou batendo com força’. Acho que ele era mais novo no mundo do crime”, avaliou Adriano.

Bandidos  erraram o dia

Segundo o gerente do Bradesco, Francisco Lima, os bandidos realmente conseguiram fugir levando o dinheiro. No entanto, o valor foi bem menor que o bando pretendia. “A quantia foi pequena. O pagamento dos aposentados estava disponível desde domingo e quase todos já haviam sacado. No caixa, acredito que estava apenas o valor que seria retirado por aqueles que ainda não haviam ido sacar, ou seja, muito pouco”, explicou o gerente.

Segundo moradores, antes de fugirem, os bandidos teriam passado na frente da lotérica local, que tem sistema de câmeras. “Vamos ver se conseguimos identificar eles através do sistema de câmeras da lotérica, porque o da agência do Bradesco estava desligado durante o roubo”, afirmou o sargento Bonifácio.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas