sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Barão: o cinturão é meu e ninguém tira

- Publicidade -

O campeão peso galo do UFC, Renan Barão, já está em Newark, Nova Jersey/EUA, para o UFC 169, realizado na madrugada de hoje para amanhã. E será no frio americano que o potiguar pretende conquistar mais uma vitória contra o desafiante Urijah Faber, mantendo o cinturão da categoria até 61 quilos. “O cinturão é meu e ninguém tira. Lutei muito para conquistá-lo e fiz uma longa preparação para estar bem hoje para a luta”, afirmou o potiguar, que vai enfrentar Faber pela segunda vez na carreira: na primeira, em julho de 2012, venceu por pontos após cinco rounds, e conquistou o título de campeão interino da categoria.
Pela primeira vez defendendo o título do peso galo como campeão linear do UFC, potiguar promete confirmar o bom momento e manter o cinturão da categoria
“Desta vez, não quero que a luta dure cinco rounds. Vou buscar a finalização ou o nocaute”, antecipou o potiguar. “A estratégia será definida na hora do octógono, mas lá em cima vou manter meu estilo. Ir para cima, andar para frente, com inteligência, e imprimir meu estilo de luta que vem dando certo”, acrescentou o potiguar.

No primeiro confronto entre Barão e Faber, lembra-se, o americano alegou que um dos motivos que o fez não ter um desempenho tão bom foi a costela quebrada após uma joelhada do potiguar logo no primeiro round. Contudo, é bem verdade que Barão também não saiu 100% do combate, tendo sofrido uma contusão no pé que o impediu de chutar o adversário e manter a estratégia traçada pelos mestres André Pederneiras e Jair Lourenço – que estão novamente acompanhando o potiguar neste novo desafio.

Desta vez, a luta entre Renan Barão e Urijah Faber será a principal do UFC 169, ou seja, depois da outra decisão de cinturão, entre o brasileiro José Aldo, campeão peso pena, e o americano Ricardo Lamas. “Fazer a luta principal em um evento tão importante quanto esse é uma honra. Fico muito feliz com toda essa retribuição ao trabalho de muitos anos”, afirmou.

Interino
Campeão interino desde 2012 (conquistou título, justamente, contra Faber), Renan Barão conquistou outras duas vitórias, contra Michael McDonald e Eddie Winaland, antes de reencontrar Faber. Originalmente, Barão enfrentaria Dominick Cruz neste final de semana, mas o ex-campeão linear da categoria se machucou novamente e perdeu o título, que passou para as mãos do potiguar.

O fato curioso desse confronto é que Barão completou 27 anos ontem, na véspera do UFC 169 – e dia da pesagem do evento. “Mais uma vez, estou passando meu aniversário ‘trabalhando’, longe da minha família e dos meus amigos, mas não tem problema. Comemoro a vitória e o aniversário quando voltar”, prometeu.

Novo duelo contra Faber anima lutador

Renan Barão estava se preparando para a tão esperada luta contra Dominick Cruz, que unificaria os títulos da categoria (o brasileiro era o campeão interino e o americano, o campeão linear), quando uma nova lesão do adversário foi confirmada na primeira semana do ano. Em virtude da longa ausência nos octógonos (Dominick não lutava desde outubro de 2011), o atleta decidiu renunciar ao título e Barão passou a ser o novo campeão linear peso galo.

“Eu fiquei muito feliz quando recebi a confirmação. Eu e minha equipe já esperávamos por isso há bastante tempo”, explicou Renan, que comentou também sobre a nova responsabilidade e uma possível pressão: “Não sinto pressão a mais por isso. Eu já estava mesmo para unificar o cinturão, então não tem nada extra por já ser campeão linear. Agora é trabalhar para manter o título comigo e com o Brasil por bastante tempo”.

Com a notícia da lesão de Dominick e a confirmação do novo “posto” dentro do UFC, Renan recebeu também o novo adversário: Urijah Faber. O “garoto da Califórnia” já é um velho conhecido do brasileiro. Os dois se enfrentaram na luta principal do UFC 149, em julho de 2012, quando Barão se sagrou campeão interino ao vencer o americano.

Preparador confia na vitória do potiguar

O camp montado pela Nova União para preparar o campeão peso galo, Renan Barão, não poderia ter sido melhor. Segundo o preparador físico Breno Brígido, o lutador potiguar está “voando” e pronto para a luta contra o americano Urijah Faber. “A preparação foi uma das melhores. O corpo de Barão respondeu muito bem aos treinos. Eu e os mestres Dedé Pederneiras e Jair Lourenço traçamos e elaboramos os treinos físicos e técnicos visando um melhor desempenho que das outras vezes e deu mais do que certo. Barão atingiu nossa meta uma semana antes do previsto e tivemos só o trabalho de mantê-lo bem. Ele está voando como nunca, muito mais rápido e bem mais forte”, afirmou Breno Brígido, que acompanha o lutador potiguar há alguns anos.

“Barão está preparado, confiante e muito, muito bem fisicamente e psicologicamente. E isso é um fator muito importante de ser trabalhador em um camp, de forma a eliminar o estresse causado pela fadiga dos fortes treinamentos. Sobre isso, posso dizer que deu tudo certo”, acrescentou Breno Brígido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas