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Belo Horizonte é pioneira em transporte rápido

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Belo Horizonte foi buscar longe a experiência para implantar o Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). O modelo é similar ao de Bogotá, capital da Colômbia, onde funciona o Transmilenio, sistema modal colombiano. Com 7,5 milhões de habitantes, a cidade tem área de 380 quilômetros quadrados, próxima aos números de BH, que tem 2,4 milhões de moradores. Essa não é a única semelhança: a frota de veículos das duas cidades gira em torno de 1 milhão de carros.

O dado evidencia uma diferença gritante: 80% da população de Bogotá é usuária do transporte coletivo, enquanto na capital mineira essa parcela não chega a 60%. Em Bogotá, o BRT funciona exatamente como um metrô, com estações pré-pagas, ônibus articulados e biarticulados. A entrada e saída dos passageiros é em nível (sem degraus).

O BRT foi pensado para revitalizar o centro urbano de Bogotá, uma cidade que não foi planejada e estava muito degradada, a partir dos anos 1990. Sem atravessar as fronteiras do país é possível encontrar experiências bem sucedidas do corredor rápido de transporte coletivo. O Ligeirinho da capital paranaense (Curitiba) foi o precursor do sistema modal do BRT, implantado nos anos 70.

O projeto leva em conta dois conceitos: o transporte e uso do solo. Os especialistas que defendem o sistema dizem que “quanto mais perto dos corredores de ônibus, maior a capacidade de adensamento da população, dispensando a criação de linhas radiais”. Apesar de modelo, atualmente, o Ligeirinho de Curitiba está com a capacidade saturada, por ter sido pensado para a cidade e não para a região metropolitana.

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