terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Bernardo Vieira: trajeto dos ônibus ganhou velocidade

- Publicidade -

Natal tem corredores exclusivos nas avenidas Rio Branco, Mário Negócio e próximo ao Baldo, com faixa semi-exclusiva no contrafluxo sentido Alecrim. Há ainda o principal deles, na avenida Bernardo Vieira, com 3,5 km de extensão e por onde passam uma média de 50 mil veículos por dia e 188 ônibus por hora nos horários de pico. Criticado por usuários de veículos particulares desde o início, é elogiado por passageiros e funcionários do transporte público de massa.
Bernardo Vieira: implantado em 2007, corredor é aprovado por quem usa o transporte de massa
O motorista de ônibus Romão Ferreira Lima considera que a faixa exclusiva dá mais agilidade ao trânsito, assim como a estudante Luciene Gonzaga, que utiliza diariamente o transporte público. Apesar da vantagem em relação ao tempo de viagem, ela lembra que existem problemas para os pedestres, como número de faixas e calçadas estreitas ou desniveladas.

#SAIBAMAIS#O taxista George Soares considera que o pior problema da avenida é o espaço para veículos particulares. “É muito estreito para o número de carros, devia ter mais faixas”. Ele também reclama da organização do trânsito na via. Alex Fabiano foi ouvido pela reportagem enquanto dirigia carro particular, mas disse que trabalha como motorista de ônibus.

“Quando estou trabalhando como motorista de ônibus é bom porque tem as faixas exclusivas, mas para os motoristas de carro particular é ruim por causa dos sinais que não são sincronizados”, avaliou Fabiano. Epitácio Pessoa de Paiva trabalha como vendedor na avenida e reclama dos retornos fechados. “Antes de mudar o trânsito, o acesso dos clientes era mais fácil, com o retorno aqui na frente. Agora tem gente que se perde e vai até o viaduto da Urbana fazer o retorno para chegar na loja”, disse.

De acordo com Walter Pedro da Silva, a avenida tem sincronia dos semáforos em dois trechos: o primeiro, da Rua dos Pegas até a av. Coronel Estevam e da Rua São José à Salgado Filho. Segundo o secretário, em alguns pontos o semáforo acionado pelo pedestre quebra com mais frequência e termina atrapalhando a sincronia com os demais. Em relação à padronização das calçadas, ele afirma que serão contempladas com as obras da Semopi, mas paralisadas após questionamento do Ministério Público. Sobre a sinalização da via, ele afirma que há necessidade, mas estão sendo atendidas apenas os pontos emergenciais porque o projeto final da avenida atenderá as demandas definitivas. “Uma questão de economia de custos”, disse o adjunto de Trânsito.

Número
188 é o número de ônibus que circula na avenida Bernardo Vieira, por hora, nos horários considerados de pico

Memória
O corredor exclusivo para ônibus na avenida Bernardo Vieira foi inaugurado, de acordo com o secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro da Silva, no ano de 2007. São 3,5 quilômetros, saindo das Quintas (próximo ao viaduto da Urbana) até o cruzamento com a avenida Romualdo Galvão, com espaço destinado para ônibus separado das faixas de rolamento para veículos particulares. O projeto prevê expansão do corredor com mais um quilômetro, de onde hoje termina até o encontro com a avenida Xavier da Silveira, em Nova Descoberta. Para isso, estão disponibilizados recursos do PAC 3, que também contemplarão 1054 novos abrigos de transporte público, estrutura dos corredores e concreto para as faixas de rolamento dos ônibus.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas