quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Birdman sai como grande vencedor

- Publicidade -

O filme Birdman, dirigido pelo mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu, foi o grande vencedor da 87ª premiação do Oscar, que ocorreu na noite do último domingo, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele concorria com O Grande Hotel Budapeste, Sniper Americano, Boyhood: Da infância à Juventude, O Jogo da Imitação, A Teoria de Tudo, Selma e Whiplash. O longa, indicado a nove categorias, também levou outras três estatuetas: melhor diretor, melhor fotografia e melhor roteiro original. Ao lado de O Grande Hotel Budapeste, foi o mais premiado da noite.
O diretor vencedor, mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu, com sua equipe na premiação do Oscar
O filme retrata a vida de um astro do cinema hoje decadente, Riggan Thomson (Michael Keaton), que tenta recuperar um pouco do antigo prestígio com uma peça na Broadway – suas brigas com atores exibicionistas que interpretam atores exibicionistas – e que, ao longo do processo, perde o contato com a realidade.

Dirigido por Wes Anderson, O Grande Hotel Budapeste venceu nas categorias trilha sonora, design de produção, figurino e maquiagem e cabelo. A trama acompanha a rotina do concierge Gustav H. (Ralph Fiennes) e seu aprendiz de camareiro Zero Moustafa (Tony Revolori), que tentam desvendar o mistério da morte de uma das amantes de Gustav H., uma grã-fina que era uma hóspede frequente do hotel.

O prêmio de melhor ator ficou com o inglês Eddie Redmayne, de 33 anos, por A Teoria de Tudo. Em seu papel, ele interpretou o mundialmente reconhecido astrofísico Stephen Hawking, que sofre de uma doença degenerativa que limita os movimentos do corpo. O ator concorria com Steve Carell (Foxcatcher), Bradley Cooper (Sniper Americano), Benedict Cumbertatch (O Jogo da Imitação) e Michael Keaton (Birdman).

Julianne Moore, de 54 anos, levou o de melhor atriz, por sua atuação em Para Sempre Alice. Ela concorria com Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite), Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Rosamund Pike (Garota Exemplar) e Reese Whiterspoon (Livre). Este foi o primeiro Oscar da atriz, que já foi indicada em cinco oportunidades.

JK Simmons confirmou o favoritismo e ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação no filme Whiplash. Ele concorria com Robert Duvall (O Juiz), Ethan Hawke (Boyhood), Edward Norton (Birdman) e Mark Ruffalo (Foxcatcher). Patricia Arquette venceu como melhor atriz coadjuvante, por Boyhood. Foi a única categoria conquistada pelo filme, que levou 12 anos para ser produzido e concorria a seis estatuetas.  (AE)

Abaixo, confira a lista completa dos vencedores:

Ator coadjuvante: J.K. Simmons, Whiplash

Figurino: Milena Canonero, Grande Hotel Budapeste

Maquiagem e cabelo: Frances Hannon e Mark Coulier, Grande Hotel Budapeste

Filme estrangeiro: Ida, Pawel Pawlikowski

Mixagem de som: Craig Mann, Ben Wilkins e Thomas Curley, Whiplash

Edição de som: Alan Robert Murray e Bub Asman, Sniper Americano

Atriz coadjuvante: Patricia Arquette, Boyhood

Roteiro original: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo, Birdman

Design de Produção: O Grande Hotel Budapeste

Diretor: Alejandro G. Iñárritu, Birdman

Ator: Eddie Redmayne, A Teoria de Tudo

Atriz:Julianne Moore, Para Sempre Alice

Filme:Birdman

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas