sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Brasil recebe pela primeira vez etapa do circuito mundial de badminton

- Publicidade -

Ainda pouco difundido no Brasil, o badminton será uma das primeiras modalidades a abrir as portas para o clima olímpico no Rio de Janeiro. Enquanto a vela disputa o seu evento-teste entre os dias 2 e 9 de agosto, na Baía de Guanabara, o badminton realiza, entre os dias 5 e 10, o Yonex Grand Prix Brasil de Badminton. A competição é uma etapa do circuito mundial e a primeira a ser realizada no país em toda a história.

“O Grand Prix do Rio de Janeiro faz parte da nossa estratégia para desenvolver o badminton, para gerar mais interesse na modalidade no Brasil, em particular, no Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos de 2016. O badminton já é um esporte em crescimento no Brasil e gostaríamos muito de torná-lo ainda mais popular, antes mesmo dos Jogos Olímpicos”, secretário geral da Federação Internacional da modalidade (BWF, na sigla em inglês).
Rio de Janeiro será sede de uma etapa do circuito mundial de Badminton pela primeira vez
Além de ótima oportunidade para os brasileiros conhecerem mais um pouco do esporte, será uma chance incrível dos atletas do Brasil disputarem uma grande competição em casa.

“Pela primeira vez a América do Sul está realizando uma etapa do Grand Prix, evento da BWF. Ter uma competição como essa no Rio de Janeiro, com tamanha importância, é fundamental para a preparação dos atletas e para o treinamento dos profissionais envolvidos nos Jogos Olímpicos de 2016. É um momento especial que o nosso esporte está vivendo antes do início das Olimpíadas”, disse Francisco Ferraz, presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

Ao todo, 107 atletas (64 homens e 43 mulheres) de 20 países competirão no ginásio da comissão de desportos da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em cinco modalidades: simples masculino, simples feminino, dupla masculino, dupla feminino e dupla mista. O Brasil será o país com mais representantes (33) e já figura como uma das maiores apostas da BWF. Além da etapa do Grand Prix, o país receberá um programa de desenvolvimento da modalidade.

“Estamos trabalhando bastante, junto com a CBBd, para desenvolver a modalidade em todos os níveis. Além do Grand Prix, estamos implementando programas de desenvolvimento como o Shuttle Time, que tem como base a prática do esporte nas escolas, e formando treinadores. Por meio desses programas, esperamos aumentar o número de praticantes de badminton e, com isso, garantir uma continuidade para a modalidade após os Jogos Olímpicos. Já vemos atletas brasileiros conquistando bons resultados, principalmente nos torneios realizados nas Américas, mas gostaríamos de ver mais. Com tudo o que está sendo feito, apostamos que o Brasil possa surgir como um dos grandes celeiros de jogadores de badminton do mundo”, finaliza Thomas Lund.

Fonte: CBBd

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas