terça-feira, 7 de maio, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 7 de maio, 2024

Caern alerta para necessidade de economia de água

- Publicidade -

O gerente regional da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) em Caicó, José Nilson Araújo explica que não pode prever se haverá água suficiente para abastecer Caicó durante os quatro dias de folia. A expectativa é  de que 20 mil pessoas a mais cheguem a Caicó no período (a cidade tinha 66 mil habitantes em 2013, segundo  o IBGE). “Só poderemos saber no carnaval. O que temos hoje é que nossa capacidade máxima é de 800 metros cúbicos por hora e o sistema não tem condições de passar disso”, coloca.
Em Caicó, prefeitura reduziu investimento em mais de 80%
Ainda de acordo com o gerente, a cidade passa por um racionamento. Uma região precisa ficar alguns dias sem abastecimento para que outra parte da cidade receba água. O açude Itans tinha 24 milhões de metros cúbicos no ano passado. Hoje, há um terço disso. “Não poderemos aumentar o abastecimento no carnaval, mas não posso dizer como vai ser. O que a gente recomenda é que os foliões não usem aquelas piscinas de plástico e banho de bica está proibido”, pontua.

#SAIBAMAIS#No último mês, subiu de 12 para 21 o número de cidades em situação de colapso no abastecimento de água. Do total de 160 cidades em situação de emergência, causada pela estiagem, que já dura mais de dois anos, outras oito encontram-se na iminência de entrar em colapso, segundo dados da Caern. Mesmo em cidade cujo abastecimento de água ainda não foi cortado, moradores reclamam do mal cheiro do líquido distribuído.

De acordo com a Caern, a empresa corta o abastecimento quando a qualidade da água distribuída fica abaixo do exigido pelos padrões internacionais para o consumo humano. Após o colapso as cidades começam a ser abastecidas pelos programas de carro-pipa, desenvolvidos pelo Exército Brasileiro e pela Defesa Civil do Rio Grande do Norte. O acumulado de chuvas das últimas semanas ainda não foi suficiente para recompor os níveis dos açudes e barragens, na maioria das regiões.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas