sexta-feira, 26 de abril, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Caern conclui serviço para desvio de esgoto até amanhã

- Publicidade -

Está em andamento o serviço emergencial feito pela Caern junto à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) para construir sistema provisório de drenagem das águas da chuva e do esgoto. De acordo com o gerente da regional Sul da Caern, Lamarcos Teixeira, o serviço de encanamento será concluído até amanhã. Paralelamente, a Semopi trabalha na contenção da encosta do morro.
Obras provisórias de drenagem e esgoto não foram concluídas
Até a manhã de ontem o serviço havia avançado até o meio da cratera. Utilizando canos semelhantes aos já existentes na rede de esgoto, a Caern ligará a rede vinda de Mãe Luíza até a Sílvio Pedroza, por onde segue até chegar na Estação Elevatória de Esgoto Relógio do Sol.

#SAIBAMAIS#A encanação provisória substitui a que existia anteriormente e foi destruído no deslizamento. De acordo com Lamarcos Teixeira, a área atingida está na menor das duas áreas setorizadas que contemplam o bairro. “A bacia – rede de estrutura sanitária – afetada abrange aproximadamente 900 residências localizadas entre a avenida João XXIII e o espaço onde hoje está o buraco”, explica.

Com o objetivo de tentar reduzir a quantidade de esgoto produzido enquanto não finaliza a medida emergencial, a Caern colocou dois registros controlando o fornecimento de água potável às casas. “Essa estrutura que está sendo feita é um desvio da rede de esgoto das casas ainda ocupadas dentro da região da mesma bacia atingida. Teixeira acrescenta que esse foi o motivo da falta d’água no início dos serviços.

Sobre as medidas definitivas que serão adotadas no bairro, ele disse que estão contidas no projeto para reestruturação da área afetada apresentado pela Prefeitura, através da Semopi. Porém, o secretário adjunto de Obras Públicas e Infraestrutura, Caio Múcio Pascoal, dentro de todo o projeto do Município para a região, com a construção da escadaria “Ladeira da Guanabara”, está previsto condicionar o reparo da rede de esgoto do local, mas o projeto precisaria ser apresentado pela Caern. “Vamos viabilizar o reparo da rede”.

O projeto inclui um pórtico, um posto policial e um ponto de ônibus no terreno entre os prédios Infinity e Aldebaran. A “Ladeira da Guanabara” começará após finalização da contenção da encosta. Os projetos executivos devem ser finalizados, de acordo com a Semopi, até a próxima segunda-feira (30). Mas, para executar o projeto, o Município precisará trabalhar com pelo menos três desapropriações, de terrenos dentro da área afetada pelo deslizamento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas