sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Caern testa equipamento que reduz teor do nitrato

- Publicidade -

O nitrato, contaminante mais comum encontrado nas águas subterrâneas do Brasil e do resto do mundo, tem como principal fonte o esgoto proveniente de fossas sépticas ou negras ou mesmo do vazamento da rede de esgoto que carecem de manutenção.
Equipamento faz a filtração da água, reduzindo a contaminação
Em Natal, foi por causa da falta histórica de rede de esgoto que o problema se agravou. A cidade, que conta com águas subterrâneas de excelente qualidade, tem menos de 40% de sua área saneada.

A capital potiguar possui R$ 43,1 milhões em obras de esgotamento sanitário que nunca foram utilizadas pela população. O valor é referente a construção dos sistemas de coleta e transporte do esgoto em bairros da zona sul que foram total ou parcialmente finalizados, mas nunca liberados para as ligações residenciais.

#SAIBAMAIS#Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a falta de estações elevatórias de esgoto (EEEs) impedem a conexão das casas ao sistema adutor, que impulsiona o esgoto para as estações de tratamento. O problema só deve ser resolvido ao final de 2015, com o a conclusão das ações do Projeto Sanear.

É consensual a necessidade de investimentos em saneamento básico para a preservação dos recursos hídricos subterrâneos e a recuperação dos aquíferos contaminados, mas esse processo é muito lento e pode demorar até 30 anos, ressalta o chefe da unidade de operação e manutenção de águas da Zona Norte, Man Cheng NG.

Para atacar o problema a curto prazo, a Caern vem testando um equipamento que faz a filtragem da água. O filtro está funcionando experimentalmente em um poço pequeno, com vazão de 5m3 de água por hora, e o resultado tem sido muito satisfatório.

“Instalado há pouco mais de dois meses, o equipamento diminuiu o nitrato em mais de 90%. Após os estudos, se tudo der certo, a probabilidade de usarmos em larga escala é muito grande”, disse Man Cheng. Ainda segundo ele, o equipamento é brasileiro, mas uma parte dele (uma membrana especial) é importada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas