quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Caic de Lagoa Nova sofre com a falta de manutenção

- Publicidade -

SEM MANUTENÇÃO - Os pisos de duas quadras estão destruídos e oferecem riscos para estudantes

Abandono e falta de incentivo à prática esportiva no Rio Grande do Norte é o que mostra a atual situação do Caic (Centro de Atenção Integrada à Criança) de Lagoa Nova. A começar pelos pisos de duas quadras poliesportivas, que estão praticamente destruídos, a cobertura, os banheiros e os vestiários não possuem estrutura adequada para atender aos atletas. “A professora de vôlei interrompeu os treinos nessa quadra porque teve medo que o teto caísse”, disse uma funcionária do Caic.

Do lado de fora, na fachada e nas áreas descobertas do Centro, o mato cresce por toda parte, e o lixo se espalha. Na parte interna, infiltrações, telhas quebradas, armações e portões enferrujados recheiam a lista de problemas no local, que deveria ser referência para a prática esportiva gratuita. “Aqui é ruim demais, não dá para jogar direito, a bola sai da quadra e se alguém cai, se machuca no piso esburacado”, disse o aluno da Escola Municipal Veríssimo de Melo, Magno Rocha, que jogava na segunda quadra. “Mas fazer o que, só tem aqui para jogar”.

O professor de futsal Massilon Parente explicou que o teto da quadra foi consertado há poucos meses. Porém, para readequar os espaços, é preciso uma reforma mais completa. As traves não possuem rede, nem há uma tela que delimite a área dos jogos, um perigo iminente para quem assiste aos jogos nas arquibancadas.“Há quinze anos dou aulas no Caic, e o espaço nunca recebeu uma reforma ou manutenção de verdade”, disse o professor. Ele explicou que as turmas de basquete abandonaram a quadra coberta porque as tabelas quebraram, tendo que treinar na parte descoberta. “Por isso, as aulas terminam mais cedo”.

Quando o assunto é natação, as piscinas são as menos prejudicadas com a falta de manutenção, desconsiderando-se as redes de pólo aquático remendadas e azulejos encardidos. O paradoxo é que no mesmo Caic funciona o “Museu do Atleta”, uma área destinada aos grandes atletas potiguares, e suas conquistas nos cenários local e nacional, mas nem mesmo a memória do esporte está preservada como deveria. Frente à poeira e falta de tratamento adequado, as relíquias sofrem com a ação do tempo. Na calçada da fama, atletas de destaque como Virna, do voleibol, e Marinho Chagas, melhor lateral esquerdo do Mundo na copa de 1974, ainda não puseram suas marcas, mesmo tendo um espaço garantido para eles.

Governo promete restauração das unidades

A secretária de Esporte e Lazer do Estado, Magnólia Figueiredo, informou que já existem projetos para reestruturar e ampliar o atendimento. “Além do esporte, vamos oferecer palestras sócio-educativas, de educação ambiental, cultura e reforço escolar”, explicou, e também não soube especificar o valor previsto. “Essa parte é da Secretaria Estadual de Educação”.

A coordenadora do Codesp (Coordenadoria de Desportos do Rio Grande do Norte), Ana Dalva Barreto, explicou que o Governo do Estado articula recursos do Governo Federal para restauração nos 15 Caic´s do RN, mas também não especificou os valores. “Ainda estamos regularizando os documentos de cada unidade para poder requerer o orçamento”.

Hoje o Caic de Lagoa Nova atende a 1.710 alunos da rede pública do estado e do município, além da comunidade em geral.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas