domingo, 12 de maio, 2024
28.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Câmara sepulta PECs

- Publicidade -

A Câmara dos Deputados faz prosperar propostas de emenda constitucional com rapidez estonteante, como a PEC 37, mas mantém na gaveta outras cuja aprovação não interessa aos parlamentares. É o caso da PEC 170, que tramita desde 1999, reduzindo de 513 para 380 o número de deputados. O projeto só ganhou parecer da Comissão de Constituição e Justiça – contra, claro – esta semana, 14 anos depois.

Não à economia

O corte de 133 deputados federais, além de agradar a opinião pública, proporcionaria uma economia de R$ 250 milhões por ano. No mínimo.

Causa própria

O deputado Vicente Arruda (PR-CE), que fez pareceres favoráveis à PEC 170 em 2002 e 2011, subitamente mudou de ideia.

Pergunta no hospital 

Em vez de trocar médicos cubanos por enfermeiras nórdicas, faria melhor à saúde do Brasil trocar os nossos por deputados suecos?
Ainda existe? 

Fora das ruas desde o governo Lula, em troca de generosas doações, a UNE pede audiência a Dilma para tentar recuperar o protagonismo. 

Vanguarda do atraso

A liderança do PMDB na Câmara ignora o grito das ruas e ameaça apresentar manifesto à Executiva Nacional do partido contra o pacto proposto pela presidenta Dilma, em resposta aos protestos no País. A vanguarda do atraso do PMDB protestará, tardiamente, contra o fato de o vice Michel Temer, respeitado constitucionalista, não ter sido ouvido por Dilma sobre a proposta de “constituinte exclusiva”, já arquivada.

Chovendo no molhado

No manifesto, parcela do PMDB defende uma contraproposta de pacto, incluindo temas já definidos pelos presidentes do Senado e da Câmara.

Cheque em branco

O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-SC) acredita que os parlamentares vão correr por fora para aprovar a reforma política antes do plebiscito.

Convicção 

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) votou contra a PEC 37, dois meses após veemente discurso no plenário favorável à aprovação.
De cabeça para baixo 

O governo endoidou: o ministro Aloizio Mercadante (Educação) falava à TV como ministro da Justiça, enquanto o falante José Eduardo Cardozo, da Justiça, virava “assessor de imprensa”.

Dr. Colombo

O governador catarinense Raimundo Colombo (DEM), divide o tempo entre a administração do Estado e a atividade informal de advogado nos tribunais superiores em Brasília. Trafega com desenvoltura no STJ.

Donos da rua

A determinação de mandar prender o deputado Natan Donadon (PMDB-RR) sinalizou que o Supremo também está ouvindo “a voz das ruas” nas redes sociais, que exigem o mesmo fim para os mensaleiros. 

Avisa lá

A Comunidade Virtual de Observação da CIA, o serviço secreto americano, enviou documento a Dilma há sete meses, concluindo que só uma assembleia constituinte exclusiva conteria a “convulsão social”.

Plata quemada

Já tem mais de 600 assinaturas o manifesto na plataforma de petições Change.org, pedindo investigação da origem do financiamento do Foro de São Paulo, pelo Ministério Público ou por CPI no Congresso.

Turma do deixa-disso

No exato momento em que o senador Aécio Neves (PSDB) discursava acusando o governo de atropelar o Congresso, a presidenta Dilma se reunia com a governança do PMDB para tentar apaziguar os ânimos.

Guilhotina

Manifestantes acampam diante da Câmara Municipal de Santa Maria (RS) pedindo a renúncia dos responsáveis pela CPI da boate Kiss e de “todos os que compactuaram até agora com a corrupção” na Casa.

Hino rebelde

Os torcedores que cantam à capela todo o hino nacional nos estádios desafiam a Fifa, que impôs menos de dois minutos, contrariando a lei 5.700/71 que determina a letra completa em caso de execução vocal.

Pensando bem…

…o espião americano Edward Snowden ainda acaba pedindo asilo em Guantánamo, se tiver que morar na Venezuela. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas