quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Caminhada da Solidariedade

- Publicidade -

Padre Edilson Soares Nobre
Vigário Geral da Arquidiocese de Natal

Neste dia 30 de agosto a Arquidiocese de Natal, através do Setor Social e com todas as forças de que ela dispõe (Setores, Comissões, Paróquias, Pastorais, Serviços e Movimentos), somando-se a outras renomadas instituições (Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados, Associação dos Magistrados, Academias, Institutos de Idosos, Escoteiros…)estará realizando a primeira edição da Caminhada da Solidariedade. Um projeto que tem o intuito de fomentar e despertar nas pessoas o sentimento de solidariedade em benefício de instituições que realizam trabalhos sociais em prol dos mais carentes e mais vulneráveis da sociedade, mas que não dispõem dos recursos necessários para cumprir bem a sua missão. Nesta primeira edição o nosso foco será a pessoa do idoso. Sete abrigos de Idosos, portanto, serão contemplados por esta iniciativa, uma vez que não é possível atingir a todos os abrigos existentes em nosso Estado do Rio Grande do Norte. São eles: Instituto Juvino Barreto, Abrigo Anísia Pessoa, Abrigo São Vicente de Paulo, Caso do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico (LAE), Espaço Solidário e Lar da Vovozinha.O gesto concreto que se pede dos cidadãos é a compra de um kit que inclui boné e camiseta, ao custo de R$ 20,00 (Vinte Reais) e a participação na programação que começa com uma Missa às 07 horas da manhã no Santuário dos Mártires, no Bairro de Nazaré, seguida de uma caminhada e bastante animação com destino à Avenida Alexandrino de Alencar, em frente ao abrigo Juvino Barreto.

O que é solidariedade? Em que se fundamenta? Quais são os seus princípios? Muitos são os documentos da Igreja que abordam este tema, ao longo da história. É um tema que está na essência e no princípio da Doutrina Social da Igreja. O espaço aqui é insuficiente para recorrermos a todos os fundamentos e referenciais.  Vamos, portanto nos deter ao catecismo da Igreja Católica (CIC) e alguns enunciados de Sumos pontífices. O número 1948 do CIC, assim conceitua solidariedade: “A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais”. Assim nos damos conta de que a motivação para a partilha não é simplesmente material; é algo mais profundo, movido por um sentimento de compaixão que nos impulsiona a uma ação solidária em todas as suas dimensões. Os números 1940 e 1941 do referido Catecismo ajudam-nos a entender as formas concretas de solidariedade: “A solidariedade se manifesta, antes de mais nada,  na distribuição dos bens e na remuneração do trabalho. Supõe também o esforço em favor de uma ordem social mais justa, na qual as tensões possam ser mais bem resolvidas e os conflitos encontrem mais facilmente sua solução por consenso” (1940). “Os problemas sócio econômicos só podem ser resolvidos com o auxílio de todas as formas de solidariedade: solidariedade dos pobres entre si, dos ricos e dos pobres, dos trabalhadores entre si, dos empregadores e dos empregados na empresa, solidariedade entre as nações e entre os povos. A solidariedade internacional é uma exigência de ordem moral. Em parte, é da solidariedade que depende a paz mundial” (1941).

Com estas motivações somos todos chamados a dar as mãos e externarmos o nosso sentimento de solidariedade para com os idosos, através dos Institutos que serão contemplados, pois, como disse são João Paulo II na encíclica Sollicitudo Rei Socialis (38):…”A solidariedade não é um sentimento de compaixão vaga ou de enternecimento superficial pelos males sofridos por tantas pessoas, próximas ou distantes;  pelo contrário, é a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos.Vamos juntos à Caminhada da Solidariedade: somando forças, multiplicando o bem! Imbuídos por esta causa, deixaremos de lado todas as diferenças que às vezes  nos dividem e nos encontraremos pelo que sinaliza na direção da unidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas