sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Campanha contra gripe pretende vacinar 180 mil pessoas em Natal

- Publicidade -

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe ocorre hoje em todo o Brasil. Na capital potiguar, 58 unidades básicas de saúde estarão abertas até as 17h de hoje para atender os grupos prioritários: pessoas com mais de 60 anos; mulheres no período pós-parto; crianças com idade a partir de seis meses a menores de cinco; gestantes e pessoas com doenças crônicas.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta no município é vacinar cerca de 180 mil pessoas. A bancária Gabriela Carvalho, de 34 anos, aproveitou o horário do almoço do sábado na tentativa de evitar filas. Ela foi à unidade básica de Saúde São João, localizada na avenida Romualdo Galvão no bairro de Lagoa Seca, com seus dois filhos: Laura e Heitor, de quatro e dois anos respectivamente.
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe ocorre hoje em todo o Brasil
      A jovem mãe não perde uma campanha de vacinação sequer. “Venho realmente pela eficácia da vacina. Eu tomo e todas as pessoas da minha casa tomam. Eles chegam a ficar resfriados, mas nunca é grave”, disse Gabriela. A mãe tentou de todas as formas tranquilizar a filha, mas o choro foi inevitável. “Essa vacina é só para as princesas”, argumentava a bancária.

     A unidade de saúde a qual a bancária recorreu é uma das mais procuradas da região Leste de Natal. De acordo com a enfermeira Tânia Rosado, 3.400 doses foram colocadas à disposição da unidade São João. Desde o dia 4 deste mês, data de início da campanha, já foram vacinadas 2.987 pessoas. “A demanda aqui é muito grande. Só hoje, esperamos vacinar mais 600”, estimou Tânia. Além de cinco servidores, três estagiários estão contribuindo para o Dia D na unidade. Em toda Natal, a SMS calcula 1.100 profissionais mobilizados para imunização hoje.

    A campanha segue até o dia 22 deste mês. A dose não é recomendado que pessoas com histórico de reação anafilática à vacina ou que tenha alergia a ovo de galinha e derivados. Vale lembrar que a vacina leva até três semanas para gerar anticorpos no organismo, por isso o melhor é se imunizar bem antes de o inverno chegar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas