quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Candidatura de Henrique

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Puxada por Henrique Eduardo Alves a eleição para governador do Rio Grande do Norte chega às manchetes dos principais jornais do país. É o que se lê nas edições onlaine do Estado de S. Paulo,  do Estado de Minas e da Folha de S. Paulo. No Estadão a manchete  aparece assim: “Eduardo Alves cogita ter PSB e PSDB em palanque para governo potiguar”. No Estado de Minas: “Alves articula lançar sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte”. Na capa da Folha: “Presidente da Câmara deve decidir até o fim do mês se será candidato no RN”. Claro que as manchetes foram imediatamente reproduzidas nos blogues federais. Imagine na dita rede social municipal… Fogo rápido no mato seco.

A matéria da Folha de S. Paulo começa assim: “O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deve decidir até o fim do mês se será candidato ao governo do Rio Grande do Norte. Alves se tornou a principal aposta do PMDB no Estado depois que seu primo, o ministro Garibaldi Alves (Previdência), não demonstrou interesse na disputa. Segundo interlocutores, o presidente da Câmara costura apoios, inclusive do PSB e do PSDB, partidos de presidenciáveis oposicionistas, para tentar se viabilizar eleitoralmente e definir seu futuro político”.

A reportagem do Estadão é assinada pelos  repórteres Ricardo Della Coletta e Eduardo Brescian, da sucursal de Brasília. Diz na abertura:

“Enquanto a Câmara vive o ápice de uma crise entre a base aliada e o Palácio do Planalto, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), passou a articular nas últimas semanas sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte. Ele já excluiu o PT da sua chapa majoritária no Estado e trabalha agora para consolidar um acordo com os partidos dos dois adversários de Dilma Rousseff em outubro: o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o PSDB do senador mineiro Aécio Neves.”

Mais adiante a matéria encaixa uma declaração do presidente em exercício do PMDB, o senador Valdir Raup, que confirma o projeto de Henrique Eduardo: “Ele (Alves) está fazendo pesquisas e já admite essa possibilidade. Mas não tem nada fechado ainda”.

O texto continua:

– O partido trabalhava para lançar como candidato o atual ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, que já governou o Estado, mas não manifestou interesse. Com isso, o nome de Henrique ganhou força dentro da sigla. Para o PMDB, ter um candidato forte ao Executivo é fundamental para puxar votos aos candidatos a deputado federal e, assim, manter-se como uma das maiores bancadas da Casa. Questionado, Henrique Alves desconversa, mas diz receber pressões para entrar na disputa: “Há uma pressão muito forte das bases do partido e também de possíveis aliados, mas ainda estamos conversando”.

Já o jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte, acrescenta um tempero mais apimentado ao cozido político que se prepara na robusta trempe do Rio Grande do Norte. Estale a língua:

– Diante dos baixíssimos índices de popularidade da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), Henrique Alves vinha montando no Rio Grande do Norte uma grande coalizão de siglas da oposição. A ideia inicial era reeditar no Estado a aliança nacional com o PT, mas o diretório local do partido de Dilma não aceitou ter na mesma chapa siglas como o PSDBV e o PSB, adversários na disputa nacional. Ao final, os peemedebistas caminham para indicar para a chapa do Senado a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). “O Rio Grande do Norte era um dos Estados onde o PT iria apoiar o PMDB”, diz a deputada Fátima Bezerra (PT-RN). “Além de ter excluído o PT estão fazendo uma grande coalizão acolhendo o PSDB e o DEM”.

São José
Hoje, 19, Dia de São José, padroeiro de Angicos, padroeiro do Ceará. “Se chove nesse dia, o inverno é infalível”. Está grifado assim na sabedoria popular,  lembrada pelo mestre Luís Câmara Cascudo. Os eruditos de pose falam em passagem do equinócio. No hemisfério norte, começo da primavera. Da parte do sul, outono. Pros sertões daqui o que vale é o inverno. Que já acontece em boa parte do Nordeste. Domingo o Globo Rural (finalmente) mostrou o inverno no Cariri do Ceará, onde chove derna do fim de dezembro. Viu-se na telinha pé de milho com mais de 2 metros de altura. Verde que só.

As previsões para hoje são de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte (Emparn) e igualmente no Ceará (Funceme). As previsões do CPTEC são também de chuvas no Piauí, Pernambuco e Paraíba. Os meteorologistas falam muito sobre as causas da Zona de Convergência Intertropical. Viva São José!

Onde chove
O boletim da Emparn registrou chuvas médias, de segunda-feira para o amanhecer de ontem em 30 municípios. A mais forte foi em Ipueiras, no Seridó: 42 milímetros, São João do Sabugi, 11. No Oeste choveu em Alto do Rodrigues, 16, Olho D’água dos Borges e Pendências, 13, Caraúbas, 12, Itajá e Umarizal, 10.

Na região Leste a melhor chuva foi em Maxaranguape, 14, Extremoz, 7. Não tem registro de chuvas no Agreste. Em Pedro Avelino, no Sertão  Cabugi, 14.

Públio José
O escritor e publicitário Públio José teve o seu nome aprovado (unanimidade) para integrar o quadro de sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, a mais antiga instituição cultural do Estado.

Do Instituto

E por falar no Instituto, a Casa da Memória prepara-se para comemorar seus 112 anos, agora no dia 28. Sessão especial com a posse dos nossos associados e uma palestra do historiador Cláudio Galvão. O presidente do IHGRN é o acadêmico Valério Mesquita.

Afonso
Quem está chegando aos 80 anos é o jornalista Afonso Laurentino Ramos. Dia 29.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas