quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Candidaturas buscam vagas na Câmara

- Publicidade -

Os três deputado federais que postularão no pleito deste ano outros cargos já trazem os prováveis “herdeiros” do colégio eleitoral. O deputado estadual Walter Alves (PMDB) postulará o cargo de federal tentando buscar a vaga do peemedebista Henrique Eduardo Alves. “Vou colocar meu nome a disposição para deputado federal. Na hora que se confirmar a ida do deputado Henrique (para a candidatura a governador) é natural que a gente possa tentar permanecer com a cadeira na Câmara pelo nosso partido. Vou trabalhar dentro do PMDB, prefeitos e correligionários, e de outros  partidos que queiram caminhar conosco”, disse Walter Alves.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) tentará a vaga de deputado federal com a saída da correligionária Fátima Bezerra para o Senado Federal. Já o deputado federal João Maia (PR) tem alguns cotados do seu próprio partido querendo a vaga. O presidente da Federação da Agricultura do Estado, José Vieira, tenta articular a candidatura a deputado federal. Ele é estreante nas disputas eleitorais. Mas assessores próximos a João Maia dizem que ele poderá optar por lançar como “herdeiro eleitoral” um político com laços familiares. Cotado era o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), mas ele já descartou a candidatura.
Oito cadeiras da Câmara dos Deputados estão em disputa no pleito de outubro no RN
Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Emanuel Evangelista, a eleição para deputado federal mostra um espaço congestionado. “A possibilidade de eleição desses herdeiros (políticos) aumenta porque é preciso uma estrutura para essa eleição”, disse. O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) chegou a declarar, na semana passada, que se Henrique Alves fosse candidato ao Executivo entraria na disputa pela vaga de deputado federal, buscando o colégio eleitoral do Seridó.

#SAIBAMAIS#Mas o plano de Nelter já teve mudanças. “Isso poderia ocorrer, coloquei meu nome a disposição. Mas li pelas declarações da imprensa que o PR vai lançar um candidato a deputado federal. Baseado nisso entendo que não há como eu ser candidato a deputado federal porque Walter (o deputado Walter Alves) também vai ser”, comentou Nelter Queiroz.

Ele destacou que o projeto de postular a ida para o Congresso Nacional ocorreria dentro de um projeto do PMDB e dos aliados. “Eu não seria candidato por ser, mas seria algo em composição com o meu partido e os aliados”, destacou o parlamentar. Os reflexos das candidaturas dos “herdeiros eleitorais” também ocorrem na Assembleia Legislativa. Pelas articulações em curso, com o deputado estadual Fernando Mineiro sendo candidato a deputado federal, o PT tentará emplacar o vereador de Natal Hugo Manso como candidato a deputado estadual. O presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, também poderá ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas