sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cara amarrada

- Publicidade -

Lauro Jardim
com Guilherme Amado e Mariana Alvim

Cara amarrada
Confirmado o afastamento de Dilma Rousseff, Eugênio Aragão não fará transição nem transmissão de cargo no Ministério da Justiça. Aragão diz não reconhecer legitimidade no futuro ministro, seja quem for.

Na Bahia
Está em curso uma negociação para Jaques Wagner integrar o secretariado de Rui Costa, na Bahia. Com isso, caso Wagner se torne investigado na Lava-Jato por sua relação com Léo Pinheiro, ele terá como foro o Tribunal de Justiça da Bahia. Bem longe de Curitiba e Sérgio Moro.

Sem recato
Algumas semanas antes de virar ministro do Turismo, Alessandro Teixeira esteve na Vice-Presidência, para tentar uma audiência com Michel Temer – sem a bela e recatada Milena Santos. Não conseguiu, mas disse a assessores que “estava distante de Dilma Rousseff”. “Não falo com ela há um ano”, avisou. Pouco depois, virou ministro… de Dilma.

Também quero Eunício Oliveira trabalha para nomear o ministro da Integração Nacional. Seu cacife? Está praticamente certo que Eunício será presidente do Senado dentro de nove meses.

Formal, sempre
Mesmo em conversas a dois com seus possíveis futuros ministros, Michel Temer não escorrega. Ao menos para dois interlocutores disse pequenas variações da frase: “Eu não posso lhe convidar, mas podemos proximamente ter uma conversa mais objetiva sobre esse assunto”.

Temer fará gesto ao PT…
Confirmado o afastamento de Dilma Rousseff, Michel Temer fará um gesto público em direção ao PT e a Lula, em especial. Temer convidará Lula para uma conversa em torno de um pacto pelo país, quando vai dizer que seu governo não pretende perseguir nem ele nem o PT. Dirá ainda que conta com o apoio do partido do ex-presidente para a aprovação de propostas no Congresso que ajudem na retomada do crescimento.

… ou contra o PT
Mas Temer já tem no bolso do colete algumas cartas para lançar contra o PT, se o partido insistir na tese do golpe e tentar incendiar o país contra seu governo. Neste caso, Temer fará uma auditoria nos gastos com os atos em defesa do governo feitos no Palácio do Planalto. Também seriam auditados os desembolsos com publicidade para os blogs dóceis ao atual governo. A Vice-Presidência teme que o bolo publicitário de todo o ano esteja sendo gasto agora, para que Temer assuma com o orçamento da área vazio.

Na pindaíba
Diplomatas estão recorrendo a empréstimos para pagar aluguéis no exterior. O Itamaraty já atrasa há quatro meses o pagamento destinado às moradias.

Fonte única?
O acordo de leniência que a Odebrecht negocia com a CGU diz respeito apenas à construtora e não ao grupo. Motivo: apenas dali teria saído a propinolândia que irrigava as contas de políticos e executivos.

Contra o relógio
Eduardo Paes deu um prazo até o fim de maio para que Pedro Paulo Carvalho deslanche como candidato a prefeito do Rio de Janeiro.

Uma eleição no meio
Que papel o PT reservará a Dilma na campanha eleitoral, nos seis meses em que estiver afastada da Presidência, até o segundo julgamento do Senado? Será convidada a subir em algum palanque ou pedir votos na TV? Nos bastidores, a unanimidade do PT responde “não” a essa pergunta.

O retorno
Michel Klein tem se movimentado para recomprar do grupo Pão de Açúcar o controle da Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Ponto Frio. Há inclusive um grande banco interessado em financiar a operação.

Ladeira abaixo
As vendas do varejo continuam em queda acelerada.

Ele tem a força
Aldemir Bendine obteve duas vitórias no conselho de administração da Petrobras na semana passada. Conseguiu que seja revisto o limite para autorização de gastos por parte da diretoria, uma decisão ainda dos tempos em que Murilo Ferreira presidia o conselho. E mais: Bendine não terá mais que ser avaliado como CEO pelos conselheiros. Ambos os êxitos tiveram o apoio do novo presidente do conselho, Nelson Carvalho, agora seu aliado.

Até quando?
Os bancos que estão negociando alongamento de dívidas das empresas Odebrecht têm pedido como garantia ações que o grupo tem na Braskem. Até agora, a Odebrecht tem resistido às investidas contra a joia da coroa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas