quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Caravana realiza pesquisa sobre danças nordestinas, afro-brasileiras e orientais

- Publicidade -

A Companhia Xamã Tribal realiza no próximo dia 4 de junho a segunda edição da Caravana Tribal Nordeste, evento itinerante que lotou o Teatro de Cultura Popular no ano passado. A caravana tem o objetivo de promover uma pesquisa a respeito das danças nordestinas, afro-brasileiras e orientais, para posteriormente documentar laboratórios dos encontros realizados. Trata-se de um festival que reúne grupos de quatro cidades – além de Natal, João Pessoa, Recife e Salvador – que trabalham com a dança étnica contemporânea, mais conhecida como Tribal ou, no inglês, Tribal Fusion.

Serão oferecidos workshops com bailarinas de renome nacional como Bela Saffe, da Bahia, que trará técnicas aprendidas no berço do Tribal no mundo, a Califórnia (EUA). Ela esteve na cidade americana recentemente para realizar imersões com bailarinas como Rachel Brice e Zoe Jakes. Para “engrossar o caldo”, Karina Leiro, de Pernambuco ensinará técnicas de flamenco com a propriedade de quem já trabalha o estilo há 20 anos e a ocasião contará ainda com uma oficina de imersão cultural em Carimbó ministrada pelo diretor do grupo de dança Uyrande, Djalma Júnior.
Companhia Xamã Tribal promove segunda edição da Caravana Tribal Nordeste
Para encerrar o evento, a companhia promoverá um espetáculo de dança com a participação dos grupos participantes do evento e convidados especiais. Dentre eles, podemos destacar Paula Braz, diretora da Companhia Xamã em São Paulo; a Lunay, de João Pessoa, dirigida por Kilma Farias e Jaqueline Lima, um dos grupos brasileiros mais atuantes; e a Aquarius Tribal Fusion, principal trupe de Recife. 

O reencontro das duas diretoras da Cia Xamã, Cibelle Souza, de Natal; e Paula Braz, de Rio Claro, marca também o início do trabalho que será levado ainda este ano para Buenos Aires, em festival que acontece na capital argentina, o Mulheres em Movimento (MEM). No último mês de outubro a Xamã SP já esteve na capital argentina para apresentação no festival Opa Fest.

Os workshops serão realizados no estúdio de música e dança recém-inaugurado Arte e Movimento, localizado na rua Humberto Monte, 1964, no bairro de Capim Macio. Interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou dos telefones 8881. 6132 e 8805. 0860. Já o show será promovido no Teatro de Cultura Popular às 19h30. Os ingressos antecipados estarão à venda no estúdio a R$ 10 e na hora a R$ 15.

Tribal Fusion

Estilo desenvolvido desde a década de 60, a dança étnica contemporânea, mais conhecida como Tribal Fusion, vem ganhando espaço entre as bailarinas brasileiras desde a década de 90. Conhecido e admirado pela beleza plástica, o Tribal vem ganhando adeptos e admiradores fazendo a fusão de movimentos de danças de variadas etnias e culturas, aplicados à base da já popular dança do ventre. A dança tribal emociona e agrada os olhares mais críticos por ilustrar e apresentar sob uma mesma ótica, danças ancestrais e contemporâneas, que evocam o passado sem deixar de ilustrar as tendências musicais e artísticas da atualidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas