quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Carlos e Hermano estão no 2º turno

- Publicidade -

Os nomes de Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB), candidatos à Prefeitura de Natal estarão novamente nas urnas no próximo dia 28 de outubro. Os percentuais de 23,01% para Hermano (que alcançou 87.380 votos) e de 22,63%, para Fernando Mineiro (que obteve 85.915 votos), levou a decisão do novo prefeito de Natal, maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, para o 2º turno.
Carlos Eduardo vai buscar apoio dos partidários do presidente Lula e lembra que o PT participou da administração dele em Natal
A diferença entre o segundo, Hermano, e o terceiro colocado, Mineiro, foi de 0,38 (1.465 votos   Entre este último e o quarto colocado, deputado federal Rogério Marinho a diferença foi de mais de 12 pontos percentuais (47.340 votos). Dos 526.426 eleitores, 429.995 compareceram à votação. Nesta eleição, 96.422 eleitores não comparecem à votação, e 50.323 eleitores votaram em branco ou nulo. Concluída a apuração, Carlos Eduardo obteve 153.464 votos, que equivalem a 40,42 dos válidos. Para Hermano Morais, foram 87.380 votos (23,01) e para Fernando Mineiro 85.915 (22,63%). A partir de amanhã, 9, os prefeitáveis do PDT e PMDB retomam a campanha eleitoral.

Em pronunciamentos ontem Carlos Eduardo reconheceu que Mineiro cresceu “no eleitorado que votaria em mim” e disse que vai fazer uma campanha propositiva, que começa a ser planejada hoje. Hermano declarou que “a cidade terá a oportunidade de comparar melhor os dois candidatos e decidir a opção mais acertada para Natal”.

Feliz com o segundo turno, Hermano Morais diz não ter tempo a perder e hoje mesmo já se reúne para analisar alianças políticasCandidato do  PMDB vai em busca de apoios

Após ser eleito para disputar o segundo turno em Natal, o deputado estadual Hermano Morais disse que irá procurar o apoio dos outros partidos, inclusive do Partido dos Trabalhadores, representado pelo também deputado estadual Fernando Mineiro. Mineiro foi o terceiro colocado no pleito. “Tenho uma boa relação pessoal com o deputado Fernando Mineiro e os dois partidos são aliados no plano nacional. Então, com certeza o apoio é bem vindo. Vamos buscar o apoio de todos. Não temos dificuldade em conversar com ninguém”, disse Hermano Morais.

A comemoração pela passagem para o segundo turno começou na sede do PMDB, no bairro do Tirol. Hermano Morais recebeu o abraço dos correligionários e deu entrevistas sobre a nova fase da campanha. “Quero agradecer a todos os eleitores e quero dizer que agora a cidade terá a oportunidade de comparar melhor os dois candidatos e decidir a opção mais acertada para Natal. Vamos rumo a vitória no dia 28”, agradeceu. E complementou: “Numa campanha onde pouca gente acreditava e que foi crescendo aos poucos, conseguimos essa vitória”.

O trabalho, segundo o candidato, recomeça hoje mesmo. O primeiro passo é justamente avaliar as possíveis coligações para o segundo turno. Hermano Morais vê espaço para o crescimento da sua candidatura e se mostrou confiante na vitória. “Vamos recomeçar o trabalho logo amanhã (hoje). Trata-se de uma nova eleição, começa tudo de novo, e é uma eleição curta, de apenas 20 dias de duração. Então, é trabalhar”, falou.

Ao avaliar a votação do primeiro turno, Hermano Morais citou a contribuição dos demais candidatos. “O crescimento de todos os candidatos contribuiu. O crescimento da nossa candidatura somada com a do deputado Rogério Marinho, do professor Robério Paulino, do professor Roberto. Foi um somatório de pontos. E o crescimento do deputado Fernando Mineiro realmente surpreendeu”, apontou.

Candidato do PDT vai procurar o PT

Encerrada a apuração, o candidato do PDT, Carlos Eduardo, afirmou que espera o apoio do Partido dos Trabalhadores, no segundo turno das eleições. “Não estive ainda com ninguém do PT, mas vou procurar o Partido dos Trabalhadores porque nós temos uma posição em comum, que é ser de oposição à Prefeitura e ao Governo do Estado”, afirmou o pedetista, por volta das 21h30, na sede do comitê eleitoral.

Carlos disse ainda que “o crescimento de Mineiro foi a grande surpresa” e que “o PT levou a eleição ao segundo turno”. Ao chegar ao comitê do PDT, no bairro do Tirol, quando a totalização dos votos já estava concluída pelo TRE (20h41), o candidato foi recebido por militantes e correligionários, que se aglomeravam desde às 18h, em frente ao comitê.

Ao falar sobre possíveis apoios, o pedetista disse que espera que o  PT possa retribuir o apoio que deu ao partido em 2008, quando apoiou a então candidata à prefeita de Natal, Fátima Bezerra. “Tenho uma boa relação com o PT e acho que vamos dialogar. Vou procurar o deputado estadual Fernando Mineiro, a deputada federal, Fátima Bezerra, e vamos conversar como partidos independentes. Vamos buscar sim o apoio”, afirmou Carlos Eduardo.

Ele disse que vai fazer negociações direto com o PT, sem intermediários. Quanto aos demais candidatos derrotados, Carlos Eduardo fez ponderações. “Quando você é candidato quer apoio de todo mundo, mas tem os limites das posições políticas, que a gente tem que respeitar. A gente tem que ter uma linha política, uma coerência política”, afirmou, para justificar a impossibilidade de dialogar com o PSDB, de Rogério Marinho.

“Aqui o PSDB apoia o governo Rosalba Ciarlini, do mesmo jeito que o PMDB. Diante disso”, ponderou o candidato do PDT, “nosso campo de diálogo é com o Partido dos Trabalhadores, porque temos uma coerência”. Quanto ao Psol, o pedetista disse ter interesse em conversar, mas fez uma ressalva: “O Psol tem uma linha política ainda muito sectária, não sei se eles teriam disposição para o diálogo.”

Bate-papo

Hermano Morais, candidato do PMDB

Vamos caminhar rumo à vitória no dia 28

Qual a avaliação do resultado?

Muito feliz. Quero agradecer a todos os eleitores e quero dizer que agora a cidade terá a oportunidade de comparar melhor os dois candidatos e decidir a opção mais acertada para Natal. Vamos rumo a vitória no dia 28. Estou com a alma renovada com o carinho do povo de Natal. Numa campanha onde pouca gente acreditava e que foi crescendo aos poucos, conseguimos essa vitória.

O senhor vai buscar o apoio do PT para o segundo turno?

Vamos buscar o apoio de todos os partidos com afinidades com a nossa proposta e com o PMDB. Tenho uma boa relação pessoal com o deputado Fernando Mineiro e os dois partidos são aliados no plano nacional. Então, com certeza o apoio é bem vindo. Vamos buscar o apoio de todos. Não temos dificuldade em conversar com ninguém.

O senhor acha que o crescimento da candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro foi fundamental para a ida ao segundo turno?

Sim. O crescimento de todos os candidatos contribuiu. O crescimento da nossa candidatura somada com a do deputado Rogério Marinho, do professor Robério Paulino, do professor Roberto. Foi um somatório de pontos. O crescimento do deputado Fernando Mineiro realmente surpreendeu.

Bate-papo

Carlos Eduardo Alves, candidato do PDT

Aguardamos o apoio dos petistas de Natal

O senhor acredita no apoio do PT?

Eu vou lutar muito para ter o apoio do PT. O PT participou de nossa administração, deu uma importante colaboração, através da secretaria de Planejamento, com a indicação de Virgínia Ferreira, naquela oportunidade. E a secretaria foi o braço direito da nossa administração. Eu tive o apoio da deputada federal Fátima Bezerra, do presidente Lula, daí eu ter tido a gratidão e reconhecimento ao PT de, em 2008, ao invés de apoiar o então deputado Rogério Marinho, para prefeito, ter enfrentado a candidatura dele dentro do partido onde eu estava (PSB), para que o partido apoiasse o PT. Por isso, nós aguardamos o apoio do PT e creio que o Partido dos Trabalhadores vai nos apoiar.

O que o senhor espera da segunda fase da campanha?

Amanhã vamos começar vendo o planejamento da campanha. Temos que ver quando podemos voltar às ruas, quando começa o programa de rádio e televisão, e aí nós vamos lançar novamente a campanha. Vamos de novo para as ruas e vamos levar de novo aos eleitores nossas propostas, todas as políticas públicas que queremos para os diversos setores da administração. Vamos fazer uma campanha propositiva. Não se trata de alguém que vai voltar à Prefeitura, mas alguém que já foi gestor, já fez e tem mais projetos para apresentar à cidade e dessa forma conseguir ganhar a eleição.

Confira as propostas dos candidatos:

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas