sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Carnatal: 1.500 PMs para a segurança

- Publicidade -

C erca de 1.500 policiais militares vão fazer parte do plano de segurança pública para o período do Carnatal. O planejamento para o período da festa deve ser divulgado hoje  pelo comando da PM. O efetivo vai trabalhar nos quatro dias da festa, que tem início na próxima quinta-feira (1) e segue até domingo (4). O comandante da PM, coronel Francisco Araújo Silva, disse que “falta finalizar a questão do monitoramento eletrônico, como a escolha dos locais onde vão ser instaladas câmaras de TV”. Mas, o coronel Araújo Silva confirmou que durante os quatro dias de folia a PM “vai colocar em serviço 1.500 praças por dia”, que vão trabalhar na segurança de uma população circulante estimada em  pelo menos 250 mil pessoas.
Trânsito na área do antigo Machadão será bloqueado nos quatro dias de festa no início das tardes
Com relação ao trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que vai interditar parte das vias públicas situadas no entorno do chamado Corredor da Folia, cuja concentração dos blocos ocorrerá a partir do Kartódromo, na avenida Prudente de Morais, de onde os foliões seguirão pela ruas Lima e Silva, Romualdo Galvão, Amintas Barros, com retorno pela Prudente de Morais e dispersão na Lima e Silva, em frente ao Sebrae. Segundo a Semob, a partir das 14 horas será interditado o fluxo de veículos pela Prudente de Morais e Romualdo Galvão. A orientação do órgão é para que os motoristas que circulam no trecho procurem buscar rotas alternativas como as avenidas Jaguarari, Xavier da Silveira, Rui Barbosa e a Via Costeira.

Quem se desloca para Cidade Satélite, por exemplo, poderá acessar a Jaguarari e a Avenida da Integração. Já para quem viaja em direção à região Sul a orientação é trafegar pela Xavier da Silveira, Rui Barbosa e sair no Campus da UFRN, onde o fluxo de veículos será menor. Outra opção é a Via Costeira.

A Semob também informa que o sistema de transporte coletivo também sofrerá alteração. Os ônibus e opcionais farão rotas alternativas. Aqueles que trafegam pela Prudente de Morais, no sentido centro/bairro, utilizarão itinerários provisórios pela Antônio Basílio, Jaguarari, Mor Gouveia. Os que circulam pela Av. Salgado Filho não sofrerão modificação no itinerário. Já os opcionais, que nos dias normais rodam pela Romualdo Galvão, irão pela Av. Salgado Filho.

TÁXIS

O serviço de táxis contará com o Programa Via Livre Eventos, por meio da criação de corredores nas principais vias de acesso ao Carnatal. Serão montadas três praças de táxis nas proximidades do Corredor da Folia, de forma a facilitar o embarque e desembarque dos usuários.

A Semob destaca ainda que cerca de 90 agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão envolvidos na operação durante os dias de folia. “A orientação principal é que o folião deixe o carro na garagem e vá de táxis, ônibus ou opcional”, disse a secretária de Mobilidade Urbana, Elisabeth Thé.

Entrega dos abadás dos blocos começa amanhã

As entregas dos abadás para os foliões do Carnatal só vão ocorrer a partir de amanhã, dia 30. Mas, ontem, já estava sendo feita a pré-habilitação do bloco “Cerveja e Coco”, na loja de número 68 do Shopping Cidade Jardim. A Central do Carnatal fica no Natal Shooping e informou que a entrega do bloco “Nana Banana” começa já amanhã, enquanto os outros blocos só a partir do dia 1º.

Os foliões que vão brincar na 21ª edição do Carnatal vão ter à disposição 120 profissionais da  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que deverão compor a

equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O coordenador administrativo do Samu, Rodrigo Azevedo, estarão atuando médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, “para dar todo o suporte em serviço de saúde ao evento, desde urgências até emergências”.

Segundo Azevedo, no  entorno do Carnatal serão implantados dois hospitais de campanha, que é uma área montada com tenda, contendo uma sala de reanimação (emergência), uma sala de sutura e uma área para triagem para os foliões levados até a unidade em casos de excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, corte, pacientes com parada respiratória, paciente que necessitarem tomar soro e qualquer outro tipo de urgência ou emergência.

Quem não puder ser atendido no local, serão levados os hospitais privados e públicos, conforme tenham planos de saúde ou sejam segurados do SUS. Os hospitais de campanha ficarão por trás do restaurante Mangai, na rua Otto de Brito Guerra com a avenida Prudente de Morais, que terão duas ambulâncias de suporte básico, composto de dois médicos, dois enfermeiros e  quatro técnicos de enfermagem e o outro de suporte avançado (UTI) com um médico, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem,  vizinho ao Kartódromo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas