quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Casa de Taipa conceitual

- Publicidade -

Tapioca é o prato do momento. Da alimentação saudável ao deslumbre gourmet, todos parecem ter uma ideia para a tradicional receita indígena. Entre veteranos e novidadeiros, há um estilo de tapioca para todos os gostos. O nome tapiocaria ainda parecia algo estranho quando a Casa de Taipa abriu as portas há 14 anos. Mas agradou em cheio a nativos e turistas. A casa inaugura hoje (sexta) o seu novo endereço ao público, na avenida Praia de Ponta Negra, a partir das 17h.
Trabalho minunsioso de luminárias trançadas com materiais rústicos
“A tapioca merece todo esse glamour que está rolando, pois é um prato incrível, sempre achamos isso”, afirma Dúnia Bernardes, que comanda a Casa de Taipa ao lado do parceiro Maurício Manzano. Ela conta que quando apostou nesse segmento, constatou que a tapioca era uma das receitas mais versáteis da cozinha brasileira. “O sabor neutro dela combina com tudo. É bom de comer só com manteiga ou do jeito mais ‘gourmetizado’. Tem uma receita pra cada dia”, diz.

Ambientes cheios de referências afetivas da cultura nordestina, como as bonecas de pano e as chitas

A nova Casa de Taipa vem maior e com mais novidades para fãs da goma de tapioca assada. O chef Nito Avelar assinou o novo cardápio. “Procurei conciliar o resgate dos ingredientes nordestinos, com uma pitada de sofisticação. E também manter os clássicos da casa”, diz. Entre as novidades estão a ginga com tapioca (servida com uma meladinha), mais recheios de cordeiro, charque ao creme de jerimum, moqueca, creme de queijo de manteiga, e vários tipos de recheios com camarão.

Uma das supresas da Casa de Taipa é a loja Alma Brasileira, que reúne peças de artesãos de várias origens e estilos

A maioria das tapiocas está contando com um molho específico para harmonizar. Agora também há pratos de entradas, como os dadinhos de tapioca, camarão empanado com castanha de caju e goma de mandioca, entre outros. E como sobremesa, não apenas tapiocas doces; também há bolos de tapioca, milho e macaxeira com coco, acompanhados de sorvete. As tapiocas foram mantidas, como as recheadas com carne de sol.

Refinamento artesanal
Foram sete meses de obras na nova casa. É notório o apuro do trabalho artesanal e estilizado: a fachada é composta de forquilhas de madeira entrelaçadas como uma rede; na cobertura do salão externo, o teto é forrado com 430 balaios de Pium, iluminados por 230 lâmpadas; as paredes e o piso são de barro queimado; o salão interno tem teto com esteiras coloridas, e os balcões são revestidos com raladores iluminados por lâmpadas. O projeto é da arquiteta Viviane Teles. A casa comporta agora 160 pessoas.

Maurício Manzano e Dúnia Bernardes comandam a tapiocaria

Anexa à tapiocaria, foi mantida a loja de arte Alma Brasileira, que Dúnia e Maurício abriram há dez anos. O acervo é resultado das muitas viagens que o casal faz pelo Brasil, incluindo também peças raras de artistas potiguares. Entre os locais há as rendeiras de mestre Etevaldo, além de Severino Brasil, Ramino Barbosa e Ambrósio Córdula, mestre Zezinho de Minas Gerais, entre outros. A arte também alimenta.

Serviço:
Casa de Taipa Tapiocaria.
Av. Praia de Ponta Negra, 8868 (próximo ao estacionamento do Praia Shopping).
Aberto diariamente, das 17 às 0h.
Tel.: 3263-4227.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas