sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Catarata: maior causa de cegueira reversível

- Publicidade -

Isaac Ribeiro – Repórter

Com o avançar da idade, alguns mecanismos do organismo humano começam a apresentar defeito. E com os olhos a história não é diferente. Visão turva e embaçada, sem foco, com cores pálidas e sem brilho… Se você ou algum parente seu reclama desses sintomas, e já é sexagenário, o motivo pode ser catarata, doença que atinge 40% da população na faixa etária entre os 65 e 75 anos.

Apesar da incidência maior ser na faixa etária acima, os primeiros sinais da doença começam a aparecer por volta dos 38 e 42 anos.  É preciso estar atento aos sintomas: visão embaraçada, dificuldade de focalização, falta de nitidez nas cores e maior sensibilidade à luz.

Geralmente, a cirurgia de catarata é rápida e indolor, com pequenas incisões, mas sem suturas

A catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo e, embora seja alta a incidência da doença, há um grande déficit na realização de cirurgias no sistema público de saúde brasileiro, onde cerca de 500 mil procedimentos deixam de ser realizados a cada ano. 

O oftalmologista Cyro Bezerra esclarece serem altos os índices da catarata em países tropicais devido os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. “Aqui no nosso Estado a situação é semelhante, exatamente pela forte radiação”, diz ele, acrescentando ainda que no Rio Grande do Norte as estatísticas seguem a média nacional.

A catarata se divide em quatro tipos: senil, congênita, traumática e secundária. A mais comum é a senil, relacionada diretamente com o avanço da idade. A partir  dos 60 anos, aumenta de forma significativa a probabilidade de se desenvolver a doença.

A catarata congênita se manifesta ainda na infância, podendo surgir do nascimento até os dez anos de idade. Já a traumática está relacionada com lesões oculares, sejam elas perfurantes ou não.

Há também a catarata que se manifesta em decorrência de doenças sistêmicas, como a diabetes, e também oculares, como o glaucoma, além do uso de certos medicamentos, por via oral ou em forma de colírios. É o tipo secundário. Com relação a ingestão de remédios, os corticóides são grandes vilões, pois, além de poder provocar catarata, também podem aumentar a pressão intra-ocular.

Cirurgia é o método mais eficaz de tratamento

O tratamento mais eficaz para curar a catarata é mesmo a cirurgia. Técnicas e equipamentos estão cada vez mais avançados, e quem ganha com isso é o paciente. Segundo o oftalmologista Cyro Bezerra, as principais inovações estão nos tipos de lentes intra-oculares e nos aparelhos utilizados nos procedimentos, que garantem mais segurança e um retorno mais rápido às atividades cotidianas, trabalho, estudos.

O oftalmologista destaca a facoemulsificação, por apresentar melhor resposta em qualidade cirúrgica. A técnica promove a “quebra” da catarata por emissão de ultrassom de alta frequência e aspiração da área afetada.

“Quanto às lentes, hoje já disponibilizamos alguns tipos que devolvem a boa visão tanto de longe quanto para perto, corrigem astigmatismo e têm maior proteção ultravioleta, resultando em melhor qualidade visual e melhor restabelecimento visuais dos pacientes”, comenta Cyro Bezerra.

O aparelho usado nesse tipo de procedimento é o facoemulsificador e integra ele uma espécie de “caneta” emissora de ondas ultrassônicas capazes de triturar o cristalino com catarata.

Após a aspiração dos fragmentos é implantada uma lente artificial em substituição ao cristalino, melhorando a capacidade de focalizar do olhos.

Geralmente, o procedimento é rápido e indolor, com pequenas incisões, mas sem pontos e suturas. A anestesia é feita através de colírio específico, na maioria das vezes. A recuperação da visão já é sentida pelo paciente, na maioria das vezes, nas primeiras 24 horas pós-cirurgia.

A dona de casa Edeilda Xavier fez a cirurgia de catarata há uma semana e se diz bastante satisfeita com o resultado. “Já estou enxergando muito melhor. Posso sentir a diferença”, diz ela.  

Proteção aos olhos

A catarata pode ser causada por uma série de fatores entre eles problemas genéticos, metabólicos, nutricionais e agressões ambientais como a exposição excessiva à luz solar — e numa cidade como Natal, com altos índices de radiação ultravioleta, há de se ter bastante cuidado.

Daí, a importância de se proteger bem os olhos, principalmente fazendo uso de óculos escuros tecnicamente corretos, ou seja, com lentes de ação comprovada contra os raios UVA e UVB.

O oftalmologista Israel Monte considera os óculos escuros grandes aliados na prevenção de doenças da visão — desde que obedecidas as especificidades técnicas, é claro. Na sua opinião, é crescente o interesse das pessoas por óculos seguros.

“Ao longo de minha carreira, tenho notado que as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade dos óculos. E isso é importante, pois eles estão presentes em todos os tratamentos que dizem respeito à proteção dos olhos”, avalia Israel.

Bate-papo: Cyro Bezerra – Oftalmologia

O que é catarata e quais seus principais sintomas e prejuízos para o cotidiano dos portadores?
É o processo de senilidade do cristalino humano que ocorre em todos os pacientes que têm  boa longevidade. Os principais sintomas são embaçamento visual associado à visão de halos aos redores de luzes, dificultando em reconhecer parentes e ou coisas do seu cotidiano acima de seis metros, bem como perda da visão total nos casos de cataratas mais avançados. Os prejuízos são muitos, haja vista as atividades laborais deixam de serem cumpridas com maior destreza e, às vezes, até impedindo-as, o que pode levar a perda de auto-estima e de colaboração com a sociedade.

Como se prevenir da catarata?
O uso de óculos com proteção UVA e UVB, associado ao uso de quebra-sóis (boné, chapéus). Tratar ou prevenir doenças associadas, tais como diabetes mellitus, artrite, uso indiscriminado de medicamentos psicoterapêuticos de forma indiscriminada, bem como corticóides, doenças do trabalho, tais como: catarata dos sobradores de vidro, trabalhadores de caeira de altos fornos, sem os devidos EPIs (equipamentos de proteção individual). Os jovens que costumam praticar esportes radicais deverão usar proteção ocular adequada, bem como os motociclistas que deverão sempre andar de capacete e viseira baixa. As mulheres grávidas deverão seguir à risca seu pré-natal com objetivo de evitar viroses, rubéola e uma posterior catarata congênita, bem como o uso de álcool, fumo e outras drogas durante o primeiro trimestre da gestação.

Há algum grupo mais propício a desenvolver os sintomas da catarata?
Estudos norte-americanos mostram que os pacientes entre 65 a 75 anos são portadores de 33% de algum grau de catarata e a cada década aumenta esta incidência, principalmente nos portadores de diabetes, nos asmáticos em uso crônico de corticóide, nos pacientes reumáticos e nefropatas.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas