terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Catorze cidades continuam em colapso

- Publicidade -

A situação não piorou, mas tampouco melhorou. No Rio Grande do Norte, 14 cidades continuam com  seus reservatários em colapso de abastecimento de água. São elas: João Dias, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, Água Nova, Pilões, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha Ver e Paraná da região do Oeste; Seridó, Equador, Ipueira, Carnaúba dos Dantas, São José do Seridó, Jardim do Seridó, da regional do Seridó. Currais Novos e São Fernando também tem os reservatórios da cidade estão com baixo índice, porém, adutoras vizinhas suprem abastecimento. Uma adutora de engate rápido está sendo agilizada para atender Pau dos Ferros, a beira do colapso. Três reservatórios estão com as comportas fechadas para amenizar a perda de água.
Nível d’água é o menor desde a construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, há 30 anos
#SAIBAMAIS#O reservatório de Itans, principal abastecedor de Caicó, é outra preocupação. No início de novembro, a Agência Nacional de Águas (Ana) definiu novas regras para os usuários do açudes de Itans, com objetivo de manter o volume que resta nesse reservatório para atravessar o período de seca. A água do reservatório está destinada apenas para o consumo humano. Em dezembro, as regras negociadas continuam valendo até que sejam realizadas novas avaliações. No momento, o reservatório de Itans está com 12% der sua capacidade.

Memória
Ano de inverno regular tem chuvas entre 700 e 800 mm

2004 – 1.015 mm
Pela crença popular, credita-se aos anos com término no número 4 como índice de bom inverno. As coincidências existem. 1974, 1984 e 2004 registraram bons números.

2008 – 940 mm
Pelas informações climáticas apresentadas em dezembro de 2013, Gilmar Bistrot analisa que as condições são semelhantes ao mesmo período em 2007. No ano subsequente as chuvas foram boas para o estado, ultrapassando a média de um inverno regular.

2009 – 1.096 mm
Ano com chuvas acima da média são raras e espaçosas. O último registro de um ano com índices superiores foi o de 2009.

2012 – 371,5 mm
Em 2012, registrou-se o pior período de estiagem dos últimos 50 anos. Quem mais sentiu os efeitos da seca foi a população do sertão nordestino.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas