quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

CDL espera alta de 1% nas vendas do Dia dos Pais

- Publicidade -

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) espera um crescimento de 1% nas vendas do Dia dos Pais, que será comemorado em 10 de agosto. O percentual é menor do que crescimento registrado no ano passado, de 5,5% no período, e a razão para isso, de acordo com a CDL Natal, se deve endividamento das famílias, à diminuição do acesso ao crédito, ao PIB em queda e à insegurança na economia. Conforme pesquisa realizada pela entidade, os principais itens da lista dos natalenses para presentear os pais são de vestuário, perfume e calçados. O ticket médio deverá ficar na casa dos R$ 134,54.
Amauri Fonseca, da CDL-Natal: vendas em datas comemorativas têm crescimento menor em 2014
“A expectativa do lojista em relação ao ano anterior é um pouco menor, com um crescimento um pouco pequeno, em função da realidade da economia que está vivendo”, comentou o presidente da CDL Natal, Amauri Fonseca Filho.

Em 2014, as vendas nas datas comemorativas vem crescendo menos do que nos anos anteriores. “Isso tem sido uma tendência este ano. Mas nós, como lojistas, sempre temos a expectativa de superar esses números. Cabe a cada um trabalhar melhor sua loja, preparar suas equipes para atender melhor o consumidor nesse período de maior fluxo e obter melhores resultados”, diz Amauri Fonseca.

O endividamento das famílias é apontado como um dos gargalos para vendas melhores no período, segundo o vice-presidente da CDL Natal, Augusto Vaz. “Na hora em que existe um problema de inadimplência, a pessoa fica sem ter crédito para consumir a prazo. Então quando há limite de crédito, existe a redução de consumo e o comércio sente”.

Augusto Vaz acrescenta que a inadimplência acaba afetando inclusive as compras à vista, uma vez que esse dinheiro disponível pode ser direcionado para quitar alguma dívida.

O vice-presidente da CDL Natal destaca ainda que, embora o crescimento do endividamento seja uma realidade nacional, no Rio Grande do Norte a situação tem atingido números mais elevados.

“No Rio Grande do Norte há um caso específico. O Estado está em dificuldades financeiras e um terço da nossa economia depende do dinheiro do poder público. Quando o Estado divide a folha de pagamento e passa alguns funcionários para receber em cinco dias na frente, ou tem dificuldade de pagar seus fornecedores, isso pode aumentar o índice de inadimplência”, avalia Augusto Vaz.

Os produtos de vestuário encabeçam a lista de presentes que os consumidores pretendem adquirir para dar aos pais, somando 59,33% das respostas. Perfume (21,17%) e calçados (17,50%) vêm em seguida.

Os shoppings deverão ficar com fatia maior das compras do período, de 48,29%. O comércio de rua somou 27,17% das intenções de compra. Mas há quem pretenda adquirir o presidente do pai nos dois ambientes (14,17%).

O levantamento da CDL Natal revela ainda que 64,50% dos entrevistados deverá deixar para comprar o presente mais perto do dia 10, em agosto. Na hora de pagar, a maioria deverá usar dinheiro vivo (47,17%), mas a diferença é pequena entre esta forma de pagamento e a opção pelo cartão de crédito (42,84%). Mais de 9% não souberam responder como vão comprar os presentes.

A pesquisa também perguntou aos consumidores onde eles pretendem comemorar o Dia dos Pais. Para 81%, o ambiente escolhidos é em casa ou na residência de familiares. Restaurantes ficaram com 9,67% das respostas e outras opções somaram 9,33% das intenções.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas