terça-feira, 23 de abril, 2024
28.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Celebração dos Mártires de Cunhaú será de 13 a 20/07

- Publicidade -

A partir do dia 13 de julho serão iniciadas as comemorações dos Mártires de Cunhaú em Canguaretama. Pensando em ressaltar a importância que esse momento representa para a história do Rio Grande do Norte, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição com o apoio da Prefeitura Municipal de Canguaretama organizou uma programação especial para celebrar os primeiros protomártires do Brasil, com missas, evangelizações, alvorada, martbike, martfest, entre outros.

Quem conhece bem o episódio do massacre de Cunhaú é o historiador Francisco Galvão, que coordena os projetos culturais no município. Ele conta que no dia 16 de julho de 1645, o engenho Cunhaú foi invadido por tropas holandesas que tentavam impor a conversão dos católicos ao protestantismo calvinista.

“Como o Padre André de Soveral recusou a não negarem a fé, durante a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Candeias, os fiéis foram brutalmente massacrados por um grupo de índios tapuias e potiguares comandados por Jacó Rabi”, explica o historiador.

Ainda de acordo com o historiador no ano 2000, o Papa São João Paulo II, beatificou os fiéis, juntamente com outro grupo sacrificado em Uruaçu, proclamando-os, Santos Beatos de Cunhaú e Uruaçu Protomártires do Brasil e a capelinha do Cunhaú ficou conhecida como o Santuário do Rio Grande do Norte.

Para o padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, José Neto, celebrar essa data é redescobrir o valor do Cunhaú, tanto no contexto histórico, como no religioso. “O Cunhaú, assim como o Forte dos Reis Magos são monumentos importantes que ainda vivem fisicamente na nossa história. Aqui temos exemplos únicos da provação da fé católica do nosso povo”, destaca o padre.

Já a prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho conta que se sente honrada de gerir um município com um povo de tanta fé na religião católica e convida toda população do RN a participar da festa.

“Essa celebração é um marco na história da nossa cidade e convidamos todos os fiéis a participarem desse momento conosco”, convida a prefeita. A abertura será no dia 13/07, às 7h com a missa da Festa dos Mártires.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas