sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Celebração em memória da esperança

- Publicidade -

A passagem dos 91 anos do nascimento de Aluízio Alves é comemorada, hoje, com a tradicional missa em ação de graças na Igreja de Nossa Senhora da Esperança. A celebração, em memória ao líder da Esperança,  que ocorrerá a partir das 19 horas, é realizada desde a inauguração, nos anos 60, daquele que é considerado o primeiro conjunto residencial da América Latina, fundado por Aluízio Alves, em sua gestão como governador do Estado (1961/1966).
Memorial tem fotografias históricas no acervo com 5 mil peças
Familiares e amigos do ex-ministro e ex-governador Aluízio Alves (1921-2006) estarão reunidos  na missa que será celebrada pelo padre Agustín Calatayud Salon. A ocasião, disse a coordenadora do Memorial Aluízio Alves, Rosemary Lins Barreto, será marcada por recordações, emoções e amizade. 

Diariamente, conta Rose Barreto, o povo continua a homenageá-lo, seja encaminhando peças para o acervo do Memorial, seja em homenagens póstumas, como a que faz anualmente o potiguar Nicodemos Alves de Almeida, que hoje reside no Mato Grosso do Sul. “O amor, a satisfação em falar dele e contar histórias que foram vividas e que ultrapassam o tempo”, disse Rose Barreto, “é o alimento da querida gentinha”. Desde 2006, quando foi inaugurado, o Memorial, segundo ela, tem ajudado a tornar viva a memória do líder da Esperança. “Até hoje, Aluízio está sempre no coração de cada um, porque os momentos foram todos de esperança, fé e confiança no amanhã”. Aluízio Alves transformou, nos anos 60, não apenas a estrutura administrativa do Estado, mas as condições de vida do povo, à época, precárias.

O projeto “Aliança para o Progresso” está retratado em um mapa iluminado, mostrando os avanços nas áreas de eletrificação, saúde, telecomunicações e estradas. Não é a toa, segundo Nicodemos Almeida, que acompanhou a carreira de Aluízio, a frase histórica dita pelo político potiguar: “Vim para vencer, vim para lutar, vim para ficar”.  “Se os políticos de hoje fizerem um pouco do que fez, se seguissem seu exemplo, sua dedicação, fariam muito pelo nosso povo”. Um detalhe que ela destaca é que, mesmo ao assumir o poder no Estado, Aluízio continuou o mesmo ritmo de comunicação com o povo, como se ainda estivesse em campanha.

“Ele mantinha constante contato com a massa, aproveitando qualquer ato público para realizar comícios e passeatas e isso cativava o povo”, acrescentou Rose Barreto. A mão fechada com o polegar em riste foi seu símbolo, mas as palavras de esperança, aponta Rose Barreto, foram seu maior legado.

No governo, Aluízio Alves modernizou a administração e a infra-estrutura do Estado, ao criar novas entidades e empresas, como a Companhia de Serviços Elétricos do RN (Cosern), a Companhia Telefônica do RN (Telern) e Serviço Cooperativo de Educação (Secern). Na área empresarial, fundou o grupo Cabugi de Comunicação, tendo criado a TRIBUNA DO NORTE em 1950, e em seguida, comprou o controle acionário da atual Rádio Globo Natal. Ainda enveredou pela iniciativa privada, fundando editoras e instalando o grupo têxtil Sperb em São Gonçalo, nos anos 70 e no fim dos anos 80, fundou a emissora de televisão que hoje é a InterTV-Cabugi.

Testemunho de grandiosas realizações

Nicodemos Alves de Almeida, 72 anos, é um sertanejo. Nascido no município de Antônio Martins (RN), sempre foi admirador do ex-ministro e ex-governador, Aluízio Alves. “O Rio Grande do Norte é o que é graças a ele. Está melhor porque ele passou por aqui”, afirma, com convicção e emoção. Nicodemos morou 12 anos em Natal. Hoje, vive em Dourados (MS), mas não esquece o amigo, falecido em 2006.

“Aquela criança, que hoje está lá no céu”, afirma Nicodemos, “era dez. Na campanha de 60, eu estava saindo do quartel e, vendo aquela euforia toda, me apaixonei, no bom sentido. Era e ainda sou fanático por ele”. Ao final das campanhas da qual Aluízio participava, Nicodemos fazia questão de  enviar telegramas. “O meu”, recordou, “era sempre o primeiro que ele recebia”.

O hábito de homenagear o amigo, não cessou.  Anualmente, Nicodemos encaminha ao Memorial Aluízio Alves uma placa comemorativa que, este ano, tem o título “Em memória à paixão política potiguar”. “Aluízio era um operário, que trabalhava para melhorar a vida do povo”, observa Nicodemos, que se declara integrante da “gentinha’, como eram conhecidos os que acompanhavam Aluízio.

Trajetória de iniciativas memoráveis

O jornalista e ex-ministro Aluízio Alves era o quinto filho do casal Manoel Alves Filho (1894-1986) e a dona-de-casa Maria Fernandes Alves (1891-1975). Ele nasceu em Angicos no dia 11 de agosto de 1921. Aluízio Alves conquistou o primeiro mandato nas eleições de 1945, quando foi eleito para a Assembleia Nacional Constituinte, como o mais jovem deputado, então com 24 anos.

Após a promulgação da Constituição de 1946, o então deputado federal Aluízio Alves foi designado para ser o relator de 86 projetos que modificavam o sistema da Previdência Social. Diante da tarefa, ele decidiu elaborar uma lei orgânica que pretendia corrigir os erros identificados e aproveitar o que havia de melhor sobre o assunto no mundo. Em outubro de 1950 Aluízio Alves reelegeu-se deputado federal, sempre na legenda da UDN.

Durante essa nova legislatura, destacou-se pelo estudo que realizou sobre o mais grave problema a atingir o Nordeste. Em janeiro de 1958, tornou-se vice-líder da UDN e da minoria na Câmara dos Deputados. Candidato a mais uma reeleição, Aluízio Alves obteve a maior votação do Estado no pleito de outubro de 1958, conseguindo mais de 23 mil votos. Em 3 de outubro de 1960,  Aluízio Alves elegeu-se governador do Rio Grande do Norte, com apoio da coligação  PSD-PTB, derrotando o advogado Djalma Marinho.

Em janeiro de 1961, renunciou ao mandato de deputado, tomando posse como governador no dia 31 do mesmo mês. A campanha de 1960 foi memorável. Nela, Aluízio Alves iria imprimir um estilo que o acompanharia pela vida afora. Nos grandes comícios, destacavam-se os lenços verdes, os galhos de árvores e a voz rouca do chamado líder da Esperança. Empreendeu uma peregrinação pelo interior do Estado que ficou conhecida como a “Cruzada da Esperança”. Nessa época, em que mal se ouvia falar em marketing político, Aluízio Alves já trabalhava nessa perspectiva, massificando a legenda Cigano Feiticeiro.

Em 1966, elegeu-se de novo deputado federal, tendo o mandato cassado e suspenso seus direitos políticos por dez anos pela ditadura militar. Já em 1982, quando voltou-se a ter eleição direta para os governos estaduais, o ex-governador e ex-ministro, voltar a se candidatar ao governo, depois de 16 anos, perdendo o pleito devido à vinculação do voto. Na época, o eleitor só podia votar nos candidatos de um mesmo partido, de deputado estadual a governador.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas