terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Células-tronco na cirurgia plástica

- Publicidade -

O VI Congresso Médico do Nordeste, além do I Simpósio das Ligas Acadêmicas do RN e o I Encontro de Medicina e Arte do RN, serão encerrados hoje, no Hotel Pirâmide, Via Costeira, movimentando a classe médica desde ontem e trazendo a Natal especialistas das mais diversas áreas.  médico cirurgião plástico Dr. Charles Sá, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), trouxe para o evento novidades sobre o “Uso de célula-tronco em cirurgia plástica”

Nesse tipo de procedimento, as células-tronco são retiradas das próprias pacientes, durante o processo de lipoaspiração. A gordura retirada na lipo é isolada e centrifugada num aparelho importado dos Estados Unidos que pouquíssimos médicos no país possuem.

Cirurgião plástico Charles Sá diz estar orgulhoso de poder trazer para Natal essa técnica de ponta“Está comprovado que a gordura é rica em células-tronco, principalmente na região da barriga, mas também nas coxas. Em vez de descartar esse material, vamos aproveitá-lo no preenchimento de sulcos da face”, explica o cirurgião.

De acordo com Charles Sá, as principais vantagens das células-tronco, em relação aos preenchimentos com ácido hialurônico (atualmente muito usado nos consultórios), são maior durabilidade e menor risco de rejeição, já que as células-tronco pertencem ao organismos dos próprios pacientes.

“Estou realizado por poder oferecer em Natal um procedimento de ponta na cirurgia plástica brasileira”, acrescenta Charles, que concedeu entrevista por e-mail ao TN Família. Confira.

— Como as células-tronco são usadas na cirurgia plástica? Quais vantagens elas trazem para o procedimento?

As pesquisas relacionadas ao uso de células-tronco na medicina estão em sua fase inicial, principalmente em relação à cirurgia plástica. Podemos, porém, dizer que já conseguimos resolver problemas relacionados a perda de volume de parte da face ou do corpo, por exemplo, podemos citar doenças como a Síndrome de Romberg, em que parte da face da paciente atrofia de modo irreversível, ou  em casos de trauma em os tecidos foram destruídos causando depressões visíveis de difícil correção. Nestes casos conseguimos resultados fantásticos e duradouros, principalmente se considerarmos técnicas mais antigas.

— Os cirurgiões precisam passar por algum treinamento específico para passar a realizar cirurgias com células-tronco?

Com certeza, o uso de células-tronco exige muito estudo. Podemos dizer que é um nova medicina que se inicia, a Medicina Regenerativa. Está apenas começando, mas o futuro próximo é muito promissor, porém, exigirá muito treinamento, estudo e pesquisa por parte dos médicos que desejam se dedicar a esta nova especialidade.

— As células-tronco são mais utilizadas em procedimentos estéticos ou corretivos?

O uso de células-tronco se expande para o campo da cirurgia plástica estética e reparadora. Conhecidas por sua capacidade de se transformarem em diversos tecidos do corpo, essas células podem ter infinitos usos na cirurgia plástica. No futuro, um deles será a reposição de órgãos que, por motivo de doenças ou acidentes, tenham sido severamente danificados.  Só para citar algumas: uma paciente submetida a mastectomia poderá ter seu seio ‘reconstituído’; um paciente com marcas de queimaduras poderá ter a pele renovada; um paciente que teve um órgão decepado poderá substituí-lo, como no caso da jovem francesa que teve seu rosto desfigurado por um cão. A mesma foi submetido a uma cirurgia de transplante parcial de face; cirurgia complexa e com múltiplas complicações físicas e psíquicas. Conseguindo dominar as células-tronco, poderemos fazer tecidos a partir das células do próprio paciente, sem problema de rejeição. No futuro, em casos como o da paciente francesa, seremos capazes de ‘reproduzir’ o rosto do paciente, refazê-lo como era antes do acidente. Além, disso, podemos pensar na renovação dos tecidos também no sentido de rejuvenescimento.

— Em quais tipos de procedimento as células-tronco são mais usadas?

Atualmente, um dos procedimentos mais realizados é o uso de células-tronco no preenchimento de rugas profundas na face. As células-tronco são retiradas das próprias pacientes, durante processo de lipoaspiração. A gordura retirada na lipo é isolada e centrifugada num aparelho importado dos Estados Unidos que poucos médicos no país possuem. Está comprovado que a gordura é rica em células-tronco, principalmente na região da barriga, mas também nas coxas. Em vez de descartar esse material, vamos aproveitá-lo no preenchimento de sulcos da face. As principais vantagens das células-tronco, em relação aos preenchimentos com ácido hialurônico (atualmente muito usado nos consultórios) são maior durabilidade e menor risco de rejeição, já que as células-tronco pertencem ao organismos dos próprios pacientes. Estou realizado por poder oferecer em Natal um procedimento de ponta na cirurgia plástica brasileira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas