sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Charter de Amsterdã vira polêmica

- Publicidade -

O voo charter semanal de Amsterdã para Natal, em operação há oito anos, e que passaria a ter João Pessoa como destino final, gerou polêmica entre Rio Grande do Norte e Paraíba na entrevista coletiva da BNTM, na semana passada, em Porto de Galinha (PE). Nossa coluna buscou os fatos e esclarece tudo, com os devidos detalhes.

As operadoras responsáveis, Fly Brazil e Tui Holanda, pretendiam realmente fazer de João Pessoa uma espécie de hub terrestre, já que poderiam distribuir os passageiros por quatro destinos: além de Natal e Pipa, a própria capital paraibana e Porto de Galinhas. O fato de o grupo hoteleiro Riu ter adquirido o Enotel, em Porto de Galinhas, foi o grande motivo do interesse em transferir o destino final da operação para João Pessoa, que fica mais próxima ao balneário pernambucano. O grupo Riu pertence à Tui.  O problema é que o Governo da Paraíba prometeu viabilizar o handling (serviço de atendimento ao voo) no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, na Grande João Pessoa, mas não houve condições técnicas para montar a operação. O investimento seria de R$ 1,5 milhão. O Rio Grande do Norte, na verdade, não reconquistou o voo charter, já que ele nunca deixou de pousar em Natal. A Paraíba é que não conseguiu realizar o intuito de receber o primeiro charter internacional de sua história.

Edwin Suikerbuik, da Brasil International Tours, que atende o voo em Natal, lembra que a operação traz, em média, 80% de holandeses. O restante é dividido entre belgas, escandinavos, lituanos, ingleses e franceses. Amsterdã é uma espécie de hub do Norte da Europa. O aeroporto de Schiphol recebe muitos voos e trens pela manhã, que dão conexão para o charter de Natal, que sai no início da tarde. O voo charter Amsterdã-Natal é operado ás terças-feiras em Boeing 767-300 da empresa charteira Arkefly, com capacidade para 272 passageiros (260 na classe econômica e 12 na executiva). Na vinda, faz escala em Fortaleza, onde descem no máximo 30 passageiros. Segundo Edwin, a ocupação do voo está em torno de 60%. Por isso, durante seis semanas seguidas, Fly Brazil e Tui Holanda trouxeram uma média de 20 agentes de viagens e alguns jornalistas da Holanda em cada voo, para promover o Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com Edwin, 70% dos passageiros do charter vão para a Pipa. O resto fica em Natal. A Fly Brazil tem 70% da aeronave, enquanto a Tui fica com os outros 30%. Um pacote de duas semanas no Rio Grande do Norte, incluindo uma semana no interior, custa em torno de 900 euros. O que chamam de roteiro pelo interior é um programa que inclui João Pessoa, Campina Grande, Nova Jerusalém, Caruaru e Recife. Os hotéis da capital potiguar que recebem os turistas do voo da Holanda são Pestana, Serhs, Rifóles, D Beach, Morro do Careca e Serrantes. Na Pipa: Ocean View, Pousada da Bárbara, Coco Fresco, Brasil Tropical Village, Solar da Pipa, Enseada dos Golfinhos, Morada dos Ventos e Tamanduá.

Aeroshow

Uma delegação de 24 pessoas, entre representantes da hotelaria potiguar e técnicos das secretarias de Turismo do RN e de Natal, além da Emprotur, participa desde terça-feira, em Belém, de uma série de workshops pelo país. Na quarta-feira passada a promoção foi em Brasília. Ontem, foi em Vitória (ES). Hoje é em Uberlândia. Amanhã o workshop será em Goiânia. Na terça-feira o aeroshow prossegue por Campo Grande (MS). Na terça, dia 12, se encerra em Cuiabá (MT). A CVC apóia a promoção.

RN no Salão do Turismo

“As Noivas de Santo Antonio”, sob direção de Dimas Carlos e com seis atores-bailarinos. Esta será a principal atração artística do Rio Grande do Norte no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que se realizará de 26 a 30 de maio no Anhembi, em São Paulo. As apresentações serão diárias no estande do RN. Na quinta (27) e no domingo (30) do evento o espetáculo também será exibido no palco principal do Salão. Outra atração potiguar na feira será o trio de forró de Fernando Faria, da Secretaria de Turismo de Natal.

Confira no nosso blog e-turismo, hospedado no portal da TRIBUNA DO NORTE (www.tribunadonorte.com.br), todos os detalhes da participação do Rio Grande do Norte no Salão do Turismo.

Em busca de aventura

A presidente da Amanáutica, Ana Muller, encaminha e-mail para lideranças, empresários e jornalistas do turismo potiguar para lembrar alguns números de recente pesquisa nacional realizada pela Abeta (Associação Brasileira dos Empresários de Turismo de Aventura). A entidade tem o marido de Ana Muller, Patrick Muller, como um dos diretores. Confira três itens da pesquisa que interessam diretamente ao RN:

» 32% dos entrevistados elegeram o Nordeste como a melhor região para o turismo de aventura

» passeios de bugue e cavalgadas lideraram as preferências

» mergulho e rafting tiveram avaliações positivas

Mergulho

Ana Muller lembra ainda que o poder público continua lento no segmento de mergulho: faltam piers de embarque e desembarque em Maracajaú; e ainda não saiu a regulamentação e o licenciamento das novas áreas de mergulho, que são Risca de Zumbi e Parque dos Naufrágios de Natal.

Blog

Na sequência da análise semanal sobre os investimentos dos estados do Nordeste no Turismo, hoje é o dia do Maranhão no blog e-turismo. Na próxima sexta-feira, dia que sempre dedicamos a esse noticiário regional, encerraremos a série com o Piauí.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas