quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cidades do RN recebem projeto “Um Piano pela Estrada 2011”, com o pianista Arthur Moreira Lima

- Publicidade -

A música clássica ao alcance de todos. Esse é o ideal do projeto Um Piano pela Estrada, que leva o pianista Arthur Moreira Lima e seu Caminhão Teatro para todo e qualquer lugar do país. Em dezembro, o projeto chega ao Rio Grande do Norte, com apresentações gratuitas em dez municípios entre os dias 8 e 23.

O pianista Arthur Moreira Lima sai em turnê pelo país e passa pelo RN entre 8 e 23O objetivo é levar música, universal e brasileira, a uma população que dificilmente teria acesso a esse tipo de manifestação. Com aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, o projeto tem patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Thyssenkrupp, Poupex e do Governo do Estado. As apresentações no RN fazem parte do roteiro “Brasil Sertões 2”, formado por cerca de 60 concertos nos estados do Centro Oeste, Nordeste e Norte, e vão chegar aos municípios de Pau dos Ferros, Alexandria, Apodi, Mossoró, Assú, Macau, Caicó, Currais Novos, Natal e Parnamirim.

Cada concerto tem cerca de 1h30 de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
 
Precedendo cada concerto, artistas locais apresentam seu trabalho. Uma forma eficaz de integração com a cultura do lugar. Uma forma de abrilhantar a programação e repercutir o sucesso da excursão, despertando a simpatia de todos.

O PROJETO

Um Piano pela Estrada leva concerto de Arthur Moreira Lima por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena. O pianista é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada.

O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.
 
Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.
 
A equipe de Um Piano pela Estrada compõe-se de, além do próprio pianista, de produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.
 
AGENDA “UM PIANO PELA ESTRADA 2011” NO RN

Pau dos Ferros
Dia: 8/12
Hora: 19h30
 
Alexandria
Dia: 9/12
Hora: 19h30

Apodi
Dia: 10/12
Hora: 19h30
 
Mossoró
Dia: 12/12
Hora: 18h30
 
Assú
Dia: 13/12
Hora: 19h30
 
Macau
Dia: 14/12
Hora: 19h30
 
Caicó
Dia: 17/12
Hora: 19h30
 
Currais Novos
Dia: 18/12
Hora: 20h30
 
Natal
Dias: 21 e 23/12
Hora: 19h30
 
Parnamirim
Dia: 22/12
Hora: 19h30

Fonte: Assecom/RN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas