quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Cientec será aberta hoje e faz a retrospectiva dos seus 20 anos

- Publicidade -

“Cientec 20 – o (Re)encontro de Todos Nós”. Esse é o tema da XX Semana de Ciência,Tecnologia e Cultura 2014, que comemora 20 anos de existência e começa sua programação oficial nessa terça-feira (21), prosseguindo até o dia 24, na praça de eventos do anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Evento terá 300 estandes. Montagem estava sendo concluída ontem na praça de eventos da UFRN
O evento, organizado pela  Pró-Reitoria de Extensão (Proex) é o principal canal de troca de experiência da UFRN com a comunidade fora do âmbito acadêmico.  O tema desse ano foi escolhido com o objetivo de representar a memória aos longos desses anos e também reaproximar a comunidade universitária que fez parte das edições anteriores.

Segundo, a coordenadora geral  da Semana, Rita Luzia, o tema desse ano é uma forma de resgatar a memória e mostrar os avanços do evento ao longo dos anos. “Este ano teremos um estande que trará um espécie de labirinto, onde vamos mostrar as ciências, a cultura, o ensino e a pesquisa, ao longo desses 20 anos. Será uma espécie de túnel do tempo. Também haverá a exibição de um vídeo documentário, produzido pelo projeto de extensão, Agência Fotec, que mostrará esse resgate da memória do evento”, ressaltou a coordenadora.

#SAIBAMAIS#Segundo o idealizador do projeto 20 anos de Cientec, Daniel Campos, a mostra tem o objetivo principal de recontar a história, fazer uma retrospectiva desses 20 anos, e também fazer uma ponte com as conquistas futuras.

Além dessas novidades, a feira terá um novo planetário mais moderno com uma nova proposta: a fazendinha dos bichos será ampliada e trará trabalhos e pesquisa inovadoras, isso devido a participação de novos professores no evento.

Um dos novos projetos citados por Rita Luzia que será novidade na feira, é o de fundição do ferro, onde será mostrado os processos técnicos que envolvem a transformação desse minério. Outra novidade, é a fábrica de sabão que estará no pavilhão do Parque das Ciências, que terá projetos de quatro escolas da rede privada de Natal.

A feira funciona também como uma espécie de vitrine, onde os projetos científicos da universidade são exibidos ao público, mas há a falta de pesquisas mais avançadas, como os projetos do Instituto do Cérebro. Questionada sobre essa ausência, Rita Maria explicou que pesquisas de ponta, muitas vezes, são condicionadas aos laboratórios, não permitindo, assim,  uma mobilidade para o local do evento. “ Além disso, existe uma seleção interna , onde os projetos são submetidos a um processo e são avaliados  por professores que determinam uma nota de corte”, explicou.

Este ano, a Cientec contará com 300 estandes, 1500 banners, 185 mesas redondas e 80 oficinas, distribuídas no evento principal e também na programação paralela, que são 18 Reuniões Acadêmico- Científicas.

A Programação cultural está bem diversificada este ano. A organização procurou trazer artistas locais e do Nordeste, como a Big Band Jerimum Jazz, formada por alunos da Escola de Música da UFRN, e o cantor cearense Waldonys, ambos abrem o primeiro dia  de shows da feira.

A conferência de abertura da CIENTEC, acontecerá nessa terça-feira,21, ás 09h, no Auditório da Escola de Música e contará com a participação do escritor de livros infanto-Juvenis, Pedro Bandeira, ganhador de diversos prêmios de literatura. Ainda, haverá a apresentação do grupo Parafolclório e do projeto Conexão Felipe Camarão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas