quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cientec: UFRN de portas abertas para a comunidade

- Publicidade -

Por Igor Jácome – Agência Fotec/UFRN

A 17ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – Cientec – da Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve início ontem (17), com o tema “Inovação para o desenvolvimento sustentável”. A festa de abertura ocorreu às 19h na reitoria da instituição com o espetáculo “O Fogo do Conhecimento”. A organização espera cerca de 80 mil visitantes até a sexta-feira (21).

A estudante Marcela Montoril aproveitou o passeio pela Cientec para fazer experiências de QuímicaA coordenadora geral da Cientec, professora Rita Luzia, diz que o tema foi escolhido, porque em 2011 é comemorado o ano internacional da Química ao mesmo tempo em que se comemora o ano da floresta. “Nada melhor que aliar a tecnologia, a química, com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente”. Ela afirma que nesta edição, o número de trabalhos apresentados pelos universitários é maior que nos anos anteriores. Também destacou a parceria com  a Feira de Livros e Quadrinhos (Fliq), além da participação dos estudantes do Projeto Metrópole Digital.

“A Cientec é  uma semana interessante para a Universidade e para o Estado, pois é um espaço aberto à sociedade para que ela conheça a Academia. Nesse ano temos alguns eventos diferentes. Nenhuma Cientec é igual à outra. Todo ano tem coisa nova” analisa Teodora Alves, coordenadora da Cientec Cultural. A programação cultural se estende pelo campus com  shows e apresentações no anfiteatro, na capela, no corredor cultural e no Circo da Luz. Questionada acerca do público do evento, a professora comenta que ela vale para todas as idades e gostos. “São crianças, jovens, adultos idosos, além de artistas, professores e estudantes”, conclui.

QUÍMICA

Como uma das homenageadas, a Química possui um corredor completamente dedicado a ela. O professor Melquesedeque Freire, do Instituto de Química, explica que nos estandes, os alunos farão experimentos para que os visitantes possam ver a importância dos conceitos químicos para o cotidiano. Esse é o papel da estudante Marcela Montoril, que faz o “teste da chama” para descobrir os tipos de metais presentes.

Falves Silva é poeta e expõe um estande de livros na Fliq e acredita que espaços como esse são importantes para a divulgação da literatura nacional, especialmente a potiguar, pois divulga a literatura e os autores da terra.

O estudante Kennedy Almeida, quer encontrar na Cientec os robôs construídos pelos alunos da UFRN, que estavam expostos na edição passada e também gostou de saber da exposição de quadrinhos. “Eu gosto de mangás e cosplays. Quero ver isso, principalmente”.

A Cientec prossegue até o próximo dia 21 de outubro, sempre a partir das 8h.

Para mais informações acesse: www.fotec.ufrn.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas