sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Cinco dias pra brincar na rua

- Publicidade -

O carnaval de Natal já está nas ruas, já está nos palcos. A diversidade de espaços e opções para celebrar a folia em 2016 exige fôlego extra do folião: a programação está dividida entre seis polos diferentes – Ponta Negra, Centro Histórico, Atheneu, Ribeira e Redinha – cada qual com suas atrações, estilos e bossas. A presença de grandes artistas nacionais continua sendo a fórmula que revitalizou o carnaval natalense, aliado à movimentação cada vez mais organizada dos pequenos blocos que trouxeram as marchinhas e as fantasias novamente para as ruas. Serão cinco dias de festa. Siga o calendário festeiro e ponha o bloco na sua rua.
Moraes Moreira tem a carne de carnaval por natureza. Já cantou no trio de Dodô e Osmar, e entende de frevo como poucos
SEXTA-FEIRA [05]: Armandinho, Alceu e os Grandes Carnavais
O sotaque de Pernambuco será forte no Polo Ponta Negra, na Praça Ecológica. Às 21h, sobe ao palco o cantor Romero Ferro, um dos novos nomes promissores da cena pernambucana, que promove um encontro entre o frevo e a MPB romântica. Às 23h será a vez do mestre Alceu Valença, um dos primeiros artistas nordestinos a sintonizar a cultura popular com o mundo. Seu repertório é extenso e popular, em hits como “Anunciação”, “La belle de jour”, “Tropicana”, “Dois animais”, “Coração bobo”, entre outros.

A guitarra que virou símbolo do carnaval baiano vai agitar o Polo Atheneu a partir das 22h: Armandinho, filho de Osmar Macedo (da dupla Dodô e Osmar), vai mostrar toda a versatilidade de seu instrumento, numa mistura azeitada de frevo, choro, MPB, rock e jazz. Aguarde clássicos como “Beleza pura”, “Abri a porta” e “Zanzibar”, entre outros. Esse polo receberá ainda a Banda Detroit (20h) e o reggae pop do Alphorria (00h). No Centro Histórico (Cidade Alta), às 18h, Carlinhos Bem e o show “Foliando”, e na Redinha (Palco Buiú), As Nordestinas do Forró no Frevo (21h) e Panka de Banana (23h).

Encontro de blocos
As ruas de Petrópolis vão resgatar as folias natalenses dos anos 70 e 80 através do Grandes Carnavais. Os blocos clássicos do passado estarão todos na avenida: Kuxixo, Ressaka, Jardineiros, Jardim da Infância, Saca Rolha, Puxa Saco, Bakulejo e Arrocho. As concentrações estarão entre o bar 294 e o restaurante Nemesio, com acesso a R$100 com camiseta. Som a cargo de Rildo Lima e banda de frevo do Chico Bethoven. Todos sairão no começo da noite rumo ao largo do Atheneu para o  encontro de blocos, a partir das 20h30.

Nazi vai do Centro a Ribeira
O bloco Nazi vai a Ribeira sai no seu 4° ano animando as ruas da Cidade Alta até a Ribeira. Criado em homenagem ao turco Nazi Canã, criador da ‘meladinha’,   o bloco vai se concentrar às 16h no Bar do Pedrinho, seguindo depois para o largo da Rua Chile, onde terá show com a cantora Dodora Cardoso e banda.

SÁBADO [dia 6]: Moraes Moreira, Dom Cardoso e os Poetas
Os metais de Dom Cardoso abrirão o baile em Ponta Negra a partir das 19h, seguido pelos frevos de Leão Neto, e fechando com o baiano Moraes Moreira, programado para 23h. Além de ícone da MPB, Moraes tem a “carne de carnaval” por natureza. Já cantou no trio de Dodô e Osmar, e entende de frevo como poucos. Seu repertório estará cheio de clássicos dos trios elétricos, como “Pombo correio”, “Vassourinha elétrica”, “Bloco do prazer”, entre outros.

O polo da Redinha  (Palco Buiú) será animado pelo reggae do Alphorria, às 21h, seguido pela festa baile da banda Grafith, que vai tocar de tudo para a alegria de seus muitos fãs. Ainda na praia (Palco Cruzeiro) Rodolfo Amaral (20h)

No polo Ribeira será iniciado os tradicionais desfiles, a partir das 19h: começará com as tribos de índios, e encerrará com as escolas de samba Unidos de Santa Cruz e Acadêmicos do Morro, a partir das 21h30.

Poetas, cinema e carnaval
Os blocos terão uma importante presença em Ponta Negra neste sábado. O Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens já tem 12 anos de folia, e é um dos responsáveis pela revitalização do carnaval na área. Durante a concentração na Praça Ecológica, a partir das 16h, Diogo das Virgens fará show (MPB e rock em ritmo carnavalesco) com banda completa no palco montado pela Prefeitura. O trajeto segue da praça por trás do Vilarte até o Praia Shopping pela Av. Praia de Ponta Negra. Dez bonecos gigantes seguirão a turma pelo trajeto.

O Ia + Fiquei tem oito anos de estrada, e curte uma fuzarca sonora, misturando orquestra de frevo e jam session na charanga. O bloco se concentra na praça da rua Jardim de Alá, no conjunto Ponta Negra. O artista homenageado de 2016 será a poetisa e performer Civone Medeiros. A meta é fazer um boneco gigante por ano (dos homenageados) para participar dos desfiles. Na carona do Ia, também sairá o Bloco do Goiamum, com concentração e saída do Bar dos Doidos, no conjunto. O bloco tem o cinema como tema, portanto, fantasias de personagens das telas são bem vindas.

DOMINGO [dia 7]: Batucada do Monobloco e Baby do Brasil nas Kengas
O batuque pop do Monobloco (23h) vai fazer a alegria de muita gente no polo Ponta Negra. O combo carioca é conhecido por transformar qualquer coisa em batucada carnavalesca: de funk carioca a clássicos de Tim Maia, tudo vira percussão e folia. A noite será aberta pela cantora Nara Costa, às 21h. Em dose dupla, o Monobloco também tocará na Redinha (Pólo Buiú), começando os trabalhos por lá às 20h, seguidos por Tânia Soares, e Rodolfo Amaral. Também na Redinha (Cruzeiro) tem Carlos Zens e banda.

Baile das Kengas
A Cidade Alta estará  purpurinada e telúrica. Cenário do tradicional desfile das Kengas, também terá trilha sonora do cantor Dudu Galvão, às 16h, fazendo um repertório de ‘carnaval disco/dance’, e culminando à noite com o aguardado show de Baby do Brasil, tendo a participação de Paulinho Boca do Cantor, seu parceiro no clássico Novos Baianos. O repertório de Baby é imenso, e cabe hits como “Menino do Rio”, “A menina dança”, “Brasileirinho”, “Todo dia era dia de índio”, etc. Na Ribeira desfilarão as escolas Confiança no Samba e Águia Dourada.

Se brincar eu pego!
Será a vez do bloco 1Se Brincar eu Pego’ agitar Ponta Negra. A concentração será às 15h30 no Restaurante Galo do Alto, ao som do DJ Dilvan. No final da tarde a Orquestra de Frevo Arrasta Tudo, sob regência do maestro Ronaldo Bezerra, tomará conta, traçando o percurso até a Praça Ecológica para curtir o som de Monobloco.
Sambista Neguinho da Beija Flor encerra a noite no pólo do samba
SEGUNDA-FEIRA [8]: Elba em Ponta Negra e Cavaleiros na Redinha 
Uma das vozes mais marcantes da MPB, Elba Ramalho vai embalar o polo Ponta Negra a partir das 23h. Em seus mais de 30 anos de carreira, a cantora paraibana alternou romantismo e regionalismo para se firmar nas paradas de sucesso. Sua música contém xote, frevo, reggae, baião, maracatu e pop para agradar a vários ouvidos. O povo vai dançar com “Bate coração”, “Eu só quero um xodó”, “Banho de cheiro”, “Gostoso demais”, “Olha pro céu”, entre outras. A noite será aberta pela Orquestra Velhos Carnavais, às 21h.

No polo Redinha (Palco Buiú), a cantora Kelly Wange e banda abrirá a noite às 21h, seguida pelos Cavaleiros do Forró, a banda que pôs o RN no mapa do arrasta-pé moderno dominado pelos cearenses. O grupo já tem 15 anos  e emplacou sucessos como “Se réi pra lá”, “Gelo na balada”, “Minha rainha”, “Tchau pra você”, “Vai correndo atrás”, “Namorando a vida”, entre outras.  Ainda na Redinha (Palco Cruzeiro) tem Laryssa Costa (20h), uma das vozes do samba e chorinho da cidade. Na Ribeira terão os desfiles da Balanço do Morro e Malandros do Samba.

O bloco ‘Os Mala do Barro Vermelho – Resgatando os Antigos Carnavais’ fará sua terceira viagem com irreverência e animação, das 12h às 18h, na Rua Jaguarari. Na programação tem banda de frevo, roda de samba e discotecagem com uma amostra de marchinhas, frevos e ritmos dos carnavais de outrora. Durante o festejo também será servida aos foliões uma feijoada, além de  distribuição de dindins para os pequenos foliões.

Também vai acontecer a visita do Bloco Vai Quem Quer, da comunidade da rua da Ocidental de Baixo. A concepção do bloco veio da vontade de resgatar várias manifestações tradicionais dos antigos carnavais como relembrar marchinhas e frevos, banho de cheiro, e concurso de melhor fantasia infantil e adulto.

TERÇA-FEIRA [9]:  Neguinho da Beija Flor, Galo dos Perturbados e Margareth Menezes
O polo Rocas fará valer o seu status de berço do samba natalense: batuques da mais alta qualidade vão dar o tom na área, a partir das 19h, ao som de Ana Thomaz (17h), Debinha Ramos (19h), Valéria Oliveira (21h) e Neguinho da Beija Flor (23h). O cantor carioca é nacionalmente conhecido pelo samba-enredo, mas no palco vai muito além disso, com boas amostras de samba canção e partido alto. No repertório, clássicos como “Nervos de aço”, “Esmeralda”, “Campeão”,  “Mulher, mulher, mulher (ideia fixa)”, “Divina”, “Os cinco bailes da história do Rio”, entre outros. Neguinho é puxador da Beija Flor desde 1975.

O batuque também será forte em Ponta Negra. A partir das 20h tocarão Dani Cruz, Margareth Menezes (22h), e Khrystal e banda (0h). A baiana Margareth é uma das vozes pioneiras do axé, ainda chamado de samba-reggae no final dos anos 80. No repertório da cantora estão clássicos como “Dandalunda”, “Faraó divindade do Egito”, “Maimbê dandá”, “Madagascar Olodum”, “Uma história de Ifá”, “Alegria da cidade”, entre outras. O polo Centro Histórico receberá a cantora Jaína Elne, no Bar do Naldo. Na Redinha, a música ficará por conta das cantoras Dodora Cardoso e Luna Hesse, a partir das 21h.

A Terça-feira Gorda será do bloco Galo dos Perturbados, que sairá às ruas pelo 6º ano. A concentração será às 16h no largo da rua Padre Pinto, em frente ao 1º Distrito Policial, e a saída está marcada para 17h. O percurso pelas ruas da Cidade Alta deve durar cerca de duas horas. No palco tocarão as bandas Performance, Nova Sensação e a cantora Jaina Elne, animando os foliões após o percurso pelas principais artérias da Cidade Alta. Outra novidade será um pórtico erguido na lateral da Igreja do Galo, para delimitar o terreiro do bloco. Os organizadores estão esperando quatro mil foliões. Neste ano, o Galo homenageará os Jogos Olímpicos Rio 2016 na camiseta.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas