quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cinema Gostoso

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

A sossegada São Miguel do Gostoso, praia do litoral norte potiguar que ainda conserva ares de vila de pescador, começa a se agitar para receber a segunda edição da Mostra de Cinema de Gostoso, que será realizada  entre os dias 13 e 18 de novembro, período em que a comunidade local terá a oportunidade de assistir aos mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, além de conhecer e “trocar uma ideia” com atores e diretores de cinema dos mais distintos recantos do País.
Para 2014 a expectativa é ampliar o número de filmes exibidos para 60, melhorar a estrutura montada à beira mar e seguir com as oficinas de capacitação oferecidas a jovens de São Miguel do Gostoso e região
O evento é uma realização da Heco Produções e Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, que estará recebendo inscrições de filmes a partir da próxima terça-feira (1º de julho). Realizadores de todo o Brasil vão poder inscrever seus trabalhos – longas, médias ou curtas-metragens de temática livre nos gêneros ficção, documentário, experimental ou animação – até 30 de agosto, no site do festival (mostradecinemadegostoso.com.br).

Como em 2013, a mostra competitiva será exibida ao ar livre, na Praia do Maceió, em um telão de 12m de comprimento (4 metros maior que o da edição anterior). Nos seis dias de evento, a população terá a chance de ver 60 filmes, que serão selecionados por uma curadoria coletiva composta por alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, juntamente com a equipe da Heco Produções e o diretor geral Eugênio Pupo.

Também haverá sessões em ambientes fechados, com menor capacidade de público. Nesses locais, a plateia poderá participar de debates com diretores e atores dos filmes. A comunidade ainda escolherá os melhores longa e curta-metragem da 2ª Mostra de Cinema de Gostoso, que receberão o Troféu Luis da Câmara Cascudo.

A 2ª Mostra de Cinema de Gostoso é só em novembro, mas a movimentação na comunidade já começa no dia 21 de julho, com as oficinas técnicas de audiovisual promovidas pelo evento. Ao todo, serão oferecidas entre nove e dez oficinas. Linguagem Cinematográfica II, Fotografia,  Roteiro II, Oficina de Curadoria,  História do Cinema Mundial e Brasileiro II, Oficina de Montagem I, Oficina de Vídeo II e Produção Cultural II são algumas delas. A meta é capacitar 52 jovens, a maioria residente nos distritos e assentamentos locais Mundo Novo, Arizona, Novo Horizonte, Antônio Conselheiro, Tabua, Baixio, Umburana, Baixinha, Morro dos Paulos, Canto da Ilha, Monte Alegre, Cruzamento e Lagoa de Serra Verde.

Ao final das oficinas, os jovens realizarão dois curtas-metragens que serão exibidos na abertura da Mostra. Os cursos têm como finalidade a formação cultural dos jovens e sua capacitação profissional para gerir eventos e suprir a crescente demanda do mercado audiovisual no Brasil. O diferencial dos cursos é a aplicação direta do conhecimento adquirido na produção da mostra de cinema, realizada na própria cidade de São Miguel do Gostoso.

Números
2 mil pessoas por noite prestigiaram a programação da Mostra em 2013
11 estados estavam representados por filmes exibidos em São Miguel do Gostoso

Bate-papo – Eugênio Puppo
Cineasta e idealizador da Mostra de Cinema de Gostoso

Puppo, quais as novidades já acertadas para a Mostra deste ano em Gostoso?
A primeira delas diz respeito a duração do festival, que salta de 5 para 6 dias. O tamanho da tela também muda: passando de 8 metros de largura (por 5 de altura) para 12 metros de largura. Vamos continuar exibindo a Mostra Competitiva em 2K (formato da resolução), mas dessa vez teremos 700 lugares sentados na ‘sala’ ao ar livre montada na praia do Maceió – 300 lugares a mais que em 2013. Já os filmes da Mostra Panorama, antes exibidos na sede da (associação) Iasnin, que este ano será apenas central da Mostra, passam para o (em reforma) cineteatro do Centro Cultural de SMG. As oficinas na comunidade continuam, teremos palestras com convidados e manteremos os debates com os realizadores. A Mostra só existe por que fazemos as oficinas.

E em termos de programação: algum filme ou nomes de artistas convidados?
Por enquanto não tenho como adiantar, as inscrições ainda vão começar no próximo dia 1º de julho. Muita coisa pode acontecer ainda. O que sabemos é que a média de filmes exibidos aumentará de 50 para 60. A partir do próximo ano teremos filmes africanos na programação, que poderá se tornar internacional a partir de 2016.

Este ano haverá premiação em dinheiro?
Teremos algumas novidades sobre isso, mas prefiro divulgar mais pra frente pois estamos na fase das articulações, inclusive locais. Queremos avançar nesse sentido.

Quanto a patrocínio, lei de incentivo, apoios, tudo correndo nos conformes?
Mais ou menos. Estou preocupado com a condução da política cultural aí no RN, é muito complicado ter que começar do zero todos os anos. Tudo bem, não somos contra isso (ter de recomeçar), mas esse desgaste fragiliza, não há um acúmulo de conquistas. Para você ter uma idéia, até agora o projeto não foi aprovado na Lei Câmara Cascudo (incentivo estadual), e isso atrasa todo o cronograma, desde a captação de recursos até a viabilização das oficinas na comunidade – e em ano de Copa do Mundo e eleições as dificuldades aumentam. Diante disso percebo um cenário frágil, onde os investimentos em Cultura sempre ficam por último; e ainda não atentaram que ações culturais são as melhores aliadas da Educação. 

Mas falaram alguma coisa sobre o projeto, o que está faltando para ele ser aprovado?
Olha, já atendemos todas as diligências e só está faltando os membros da comissão executiva da lei estadual se reunirem (a Fundação José Augusto informou que a equipe irá se reunir nesta quinta-feira, 26). Como viver de cultura em um Estado que demora para apreciar, aprovar e anunciar projetos inscritos na lei de incentivo? Na Lei Rouanet (incentivo federal) o projeto já está aprovado, e queremos manter os mesmos patrocinadores do ano passado (Cosern, Ale Combustíveis e Serveng). Como tivemos uma boa repercussão nacional em 2013, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso se envolveu mais este ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas