sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Clowns de Shakespeare leva “Ricardo III” para o Complexo do Alemão

- Publicidade -

O grupo teatral potiguar Clowns de Shakespeare está entre as mais de 15 atrações nacionais e internacionais do Tempo Festival das Artes, evento internacional de teatro do Rio de Janeiro, com o premiado espetáculo “Sua Incelença Ricardo III”. O evento acontece de 13 a 18 de setembro, em vários espaços culturais da Zona Sul do Rio de Janeiro e da comunidade do Complexo do Alemão.

A participação do grupo no Festival conta com oficinas de teatro com os chamados “multiplicadores” da comunidade do Alemão. Serão 20 pessoas escolhidas, que vão ficar encarregadas de passar adiante o aprendizado do curso, como forma de estabelecer uma continuidade ao trabalho.

Apresentações da peça musicada “Sua Incelença, Ricardo III” também acontecem no Complexo do Alemão. A fábula britânica e universal ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes e das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão nordestino e a Inglaterra Elisabetana.

O Festival vai ocupar espaços cariocas da Zona Sul ao Complexo do Alemão. O evento tem caráter internacional e é dirigido por Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias. Depois do 1° Tempo, que aconteceu em agosto e foi dedicado ao pensamento, acesso às ideias e ao conteúdo que norteia os processos de criação, o 2° Tempo  apontará para a diversidade das expressões artísticas. O Tempo Festival das Artes conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio – Secretaria Municipal de Cultura – e da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Os espaços são o Oi Futuro Flamengo, Espaço Cultural Sergio Porto, Espaço SESC, Teatro Glaucio Gill, no Complexo do Alemão, Morro do Adeus, além de praças e ruas.

Produções argentinas ganham um “recorte” no Festival

Abrindo o festival, virá da Espanha, Cia Provisional Danza, com o espetáculo “Nem ogros nem princesas” (Ni ogros ni princesas), enquanto a França será representada pela Cia Houdart/Heuclin, com “Padox na Cidade” e por Nicholas Bouchaud, que apresentará “A lei do caminhante” (La Loi du Marcheur). Na peça documental, o ator vive Serge Daney, um dos pensadores de cinema mais influentes da França e ex-editor-chefe da famosa revista Cahiers du Cinéma. O espetáculo é baseado nas entrevistas de Daney que conta sua história através do cinema, da nossa posição como espectador, da nossa capacidade  de ver e escutar . “Uma homenagem ao cinema através de um dialogo de linguagens por um talentoso ator”, diz Bia Junqueira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas