sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Coaching, metodologia de resultados

- Publicidade -

Semio Timeni Segundo [ mestre em administração, consultor e coach]

Esses dias meu irmão me parabenizou pelos artigos aqui na Tribuna, dizendo ele que era opinião compartilhada por muitos que sabiam do nosso parentesco. Neste momento, riu e contou-me uma engraçada história que acabara de vivenciar. Disse-me ele que na véspera foi ao banco sacar um cheque. O caixa o abordara questionando se ele, Samar Timeni, era parente de “Semio Timeni Coach”, que ele lia sempre na Tribuna. Trocara meu nome com minha formação em Coaching que fica lá na assinatura dos meus artigos!

Essa história me fez despertar para o fato de que o Coaching é ainda uma metodologia muito pouco conhecida aqui no Brasil. Não só por ser uma área nova como também por sermos poucos os profissionais habilitados a usar as ferramentas do Coaching aqui no país. Daí veio a inspiração para escrever este artigo de hoje. E você, sabe o que é Coaching?

Termo sem tradução no nosso idioma, refere-se ao processo conduzido por um Coach habilitado para potencializar no cliente (Coachee) o que este tem de melhor. A inspiração vêm do esporte e remete à ideia de superação, buscando suplantar os limites para se atingir metas verdadeiramente desafiantes.

O Coaching é um processo com começo, meio e fim com muito foco nas conquistas, que são as maiores motivadoras do processo, o que faz com que o Coachee busque uma melhoria contínua. Por ser uma metodologia de focada em resultados o convite é para mudanças comportamentais sustentáveis e efetivas, produzindo autorresponsabilidade e autoconhecimento, desenvolvendo e fortalecendo competências em curto prazo, o que acaba por gerar um aumento de produtividade.

O Coaching tem sido influenciado por várias áreas de estudo como a Administração, a Psicologia, a Andragogia, a Filosofia, entre outras. Ganhou independência em meados da década de 1990 e hoje se desenvolve através de diversas abordagens, como Coaching Pessoal, o Coaching Executivo, o Coaching para Empreendedores, ou o Coaching de Liderança, por exemplo.

Independente da abordagem, o Coaching é um processo que busca identificar as competências e capacidades do Coachee e habilitá-lo a usar estas da melhor maneira possível. Exemplo? Alguém que quer abrir um negócio mas ainda não identificou qual. Pode contratar uma consultoria, que vai estudar o mercado e apontar as oportunidades e todas as informações concernentes a um bom plano de negócio. Ou pode contratar um processo de Coaching, que irá capacitá-lo a descobrir seu perfil empreendedor, quais as habilidades e competências este tem ou precisa melhorar, quais os negócios ele se identifica, ou mostrá-lo como levantar pessoalmente as informações de um plano de negócio.

Assim, pode-se afirmar que Coaching não é consultoria. Tampouco é Aconselhamento, Psicologia, Terapia ou Mentoring – outros campos às vezes confundido com Coaching. É uma ferramenta de desenvolvimento humano, que busca maximizar resultados através da identificação de metas claras e planejamento focado em resultados. Assim, é correto se concluir que meta e planejamento são dois alicerces a sustentar o processo de Coaching. A meta é como uma brisa a soprar e incandescer a brasa que vive dentro de cada um de nós. O planejamento é o caminho traçado até a meta, é o pensar antes de fazer. Daí o processo de Coaching poder ser tão valioso no nosso país. Faz parte da nossa jovem sociedade uma fuga da autoresponsabilidade advinda da meta (poderia chamar de acovardamento?), bem como uma amoldamento ao “Fazejamento” (sair fazendo) em detrimento ao Planejamento. Planejar é pensar antes: brasileiro gosta mesmo é de sair fazendo, verdade? Mentira! Quem não para pra pensar antes de fazer uma festa (quantidade de pessoas, de comidas, de bebidas…) ou uma viagem (malas, passaporte, dinheiro…). O que acontece é que muitos não admitem que falham em não traçar metas e objetivos para a vida pessoal e profissional e por isso não tem pelo que planejar. Primeiro, a meta. Depois o planejamento. Como a maioria não tem coragem de se desafiar vai levando a vida sem parar para planejar.

Como já ensinava Gandhi “Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.” Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas