quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Com fortes chuvas, tubulação rompe e deslizamento atinge Areia Preta

- Publicidade -

Daísa Alves e Igor Jácome
repórteres

As fortes chuvas de ontem provocaram um deslizamento de terra atingindo cinco veículos na Av. Dinarte Mariz, em Areia Preta, no início da tarde de ontem. Não houve feridos, mas os moradores da região estão em estado de alerta, pelo menos até o final das precipitações. Com o risco iminente de novos deslizamentos, a Defesa Civil Municipal, ainda na noite de ontem, organizava a remoção de famílias do bairro de Mãe Luíza para uma escola municipal do bairro, até estar garantida a segurança do local. A pista da Dinarte Mariz foi liberada no começo da noite de ontem.
#ALBUM-5233#
A causa do deslizamento foi o rompimento de uma tubulação de drenagem na escadaria que liga a Rua Guanabara à praia de Areia Preta. Por essa escadaria passam tanto a tubulação de águas pluviais como a do esgotamento sanitário implantada pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Nesta última semana, os dois órgãos trabalhavam no local para manutenção dos sistemas. Segundo Tomaz Pereira Neto, secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, a galeria, mais conhecida  como “boca de lobo”, estava obstruída com  lixo e por isso transbordou forçando o deslizamento.

O rompimento comprometeu a estrutura da escadaria, que desmoronou, e parte da água escorreu pelas laterais atingindo a via em Areia Preta – que ficou totalmente bloqueada por um grande volume de areia deslizada do terreno. O mesmo motivo ocasionou a abertura de um buraco na rua Guanabara que está interditada pela Defesa Civil.

#SAIBAMAIS#Com as tubulações rompidas, o material de esgoto do sistema das casas do bairro de Mãe Luíza e Areia Preta, que seguiam para a estação elevatória – localizada no relógio de sol de Areia Preta – descem em estado bruto em direção a praia. O órgão trabalhava para contenção do problema com o uso de lonas e enrocamento – colocação de sacos de areia – para evitar o aumento na erosão. A expectativa é que o trabalho de recuperação da área comece assim que parar de chover em Natal.

Para a liberação da avenida Governador Sílvio Pedrosa, três retroescavadeiras trabalhavam na retirada do material – jogando a areia para a praia. Até o fechamento desta edição, a avenida ainda não havia sido liberada. A operação foi coordenada pela Defesa Civil Municipal e contava com o apoio da Urbana, Exército, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) organizando o trânsito.

Salvamento
Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi a primeira a chegar ao local do deslizamento de terra. De acordo com o sargento Wilson Ramos, que comandava a guarnição, foi preciso socorrer alguns motoristas e pedestres que passavam no local. Os policiais ainda acionaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

“Ficamos apavoradas. Um rapaz veio nos ajudar e mandou a gente sair pelo vidro, depois fechar e travar o carro. Deixamos tudo lá dentro”. O relato é da funcionária pública Maria do Livramento Cruz Costa, de 61 anos, que estava no carro modelo Fox junto com sua filha de 18 anos.  “Estava um engarrafamento muito grande e quando eu vi a água resolvi dar meia volta, mas não deu tempo. O carro não saiu do canto, ficou preso. Foi muito rápido”, detalha.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas