segunda-feira, 22 de abril, 2024
28.1 C
Natal
segunda-feira, 22 de abril, 2024

Começa a contagem regressiva

- Publicidade -

Está tudo pronto para este que será o último vestibular da UFRN. A Comissão Permanente do Vestibular da UFRN (Comperve), também faz os últimos ajustes para o certame, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Natal e nos municípios de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz e Mossoró. Ao todo, 28.614 candidatos irão concorrer a 3.015 vagas, distribuídas nos 84 cursos de graduação presencial da universidade. Apesar da redução pela metade no número de vagas ofertadas pelo vestibular 2013, a quantidade de inscritos se aproxima da última edição, quando 30 mil candidatos concorreram a 6.209 vagas.
Magda Pinheiro: confiança no padrão do vestibular e qualidade do ensino são responsáveis pela alta procura pelos cursos da UFRN
Para a presidenta da Comperve Magda Pinheiro a alta procura se deve a confiança no padrão do vestibular. “Mesmo com a possibilidade de participar dos dois processos, Vestibular e Enem, não houve queda na demanda. A concorrência inclusive aumentou devido a divisão no número de vagas”, afirma. A expectativa é que o último vestibular realizado pelo órgão transcorra sem imprevistos. “Estamos trabalhando, já com um certo saudosismo, para que ocorra na normalidade”,acrescentou magda Pinheiro.

A novidade este ano é que no último dia do vestibular, a terça-feira (27), o candidato irá receber, além do caderno de provas e filha de resposta, um requerimento para reserva de vaga. O documento deverá ser preenchido por aqueles alunos que desejam e podem participar das cotas sociais e étnicas prevista na nova legislação.

“O candidato deve preencher o requerimento, afirmando se pretende concorrer e em qual modalidade, declarar a raça e renda”, explica Magda Pinheiro. Do total de vagas ofertadas, 12,5% serão destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino que corresponderem aos critérios previso na Lei de Cotas.

A entrega de documentos comprobatórios à reserva de vagas, explica a presidente da Comperve, será feita somente durante o cadastramento, caso o candidato seja aprovado no vestibular.

A logística e o nível das provas seguem os de anos anteriores. As provas serão aplicadas em 51 locais, dos quais 39 em prédios de Natal, cinco em Caicó, dois em Currais Novos, três em Mossoró e dois em Santa Cruz.  Para dar suporte, a Comperve contará com o apoio de 2,2 mil fiscais, 123 coordenadores e auxiliares, 210 pessoas que auxiliarão no apoio, 112 seguranças, além da Polícia Militar.

A presidente da Comperve, professora Magda Pinheiro faz um apelo aos candidatos para não chegarem atrasados e não colocarem a perder todo o esforço empenhado ao longo do ano.

O acesso aos locais de provas será liberado a partir das 7h20 e às 8h, horário local, os portões serão fechados. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum candidato.

Para ter acesso ao local de prova, os candidatos devem apresentar o original do mesmo documento de identificação usado para a inscrição, seja o RG, passaporte, carteira de trabalho. Cópias mesmo que autenticadas em cartório não serão válidas. “É interessante separar o documento com antecedência. Muitos esquecem ou levam apenas a carteira de estudante e é preciso ressaltar que a Comperve não aceita carteira de estudante como documento de identificação”,observa.

As provas terão a duração de 4h30, exceto para os candidatos com necessidades especiais, que terão 5h30 para a realização de suas provas. Nesse intervalo, os candidatos terão que responder a 60 questões objetivas de múltipla escolha comuns a todas as áreas, no domingo, e outras 44 questões, no segundo dia de provas, dia 26. Na terça-feira, 27, é a vez da redação e mais 12 questões discursivas, de acordo com a área do curso escolhido. Estreando no vestibular,o estudante Caio Freire, de 17 anos, aproveita os últimos dias para revisar o conteúdo. “Espero chegar lá bem cedo e fazer a prova com tranquilidade, me dediquei o ano todo para isso”, disse o estudante que tenta uma vaga para Ciência e Tecnologia.

Candidata ao curso de Arquitetura e Urbanismo Ariane Dantas, de 19 anos, conta que já tomou todas as medidas necessárias. “Já separei a documentação e conversei com meu pai sobre a melhor forma e horário de chegarmos ao campus. Estou muito ansiosa e qualquer falha pode comprometer”.

De acordo com o edital, é proibido portar celular, relógio eletrônico, calculadora, câmera fotográfica ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico; arma; dicionário, livro, apostila, “dicas” ou qualquer outro material didático; lápis grafite, corretivo, borracha; boné, gorro, chapéu, óculos escuros.

Fique por dentro

DOMINGO – Dia 25

Provas objetivas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Física, Química, Biologia e Matemática) e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira)

• SEGUNDA – Dia 26

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia)

• TERÇA – Dia  27

Redação e Discursivas de acordo com a área do curso escolhido.

Gabaritos – 1 hora após o término da realização das provas.

Fique atento!

Os portões abrem às 7h20 e serão fechados, às 8h, horário local.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas