quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Começando a campanha

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

O candidato Aécio Neves passa hoje por Natal, seis horas mais ou menos em solo potiguar, atravessando duas vezes o Rio Potengi. Desce no Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante e, de lá, vai direto ao complexo industrial Guararapes, ao lado, no município de Extremoz, onde almoçará com o empresário Nevaldo Rocha. Em seguida, faz a primeira travessia sobre o Potengi amado para compromissos do lado de cá do rio: entrevista na TV Ponta Negra, passagem pela sede do PSDB (ambas em Lagoa Seca) e, no meio da tarde, uma caminhada pelo bairro Alecrim, ‘anêxo’, tirando um fino, certamente, pelo camelódromo, Praça Gentil Ferreira, testemunha ocular da história, logo ali. Na sua rápida passagem por Natal, o candidato tucano terá uma visão do nosso primeiro, primeiríssimo mundo (o complexo empresarial da Guararapes/Miduei) e, também, do terceiro: acesso ao aeroporto de São Gonçalo, caminhos do Gancho/Igapó, camelódromos do Alecrim. Antes de a noite cair, faz a segunda travessia do Potengi, de volta ao aeroporto, agora no rumo do sertão da Paraíba: Patos.

Aécio Neves é o segundo candidato à presidência da República que passa por Natal. O primeiro foi Eduardo Campos, do PSB. Passagem também rápida. Alguma coisa na Assembleia Legislativa, caminhada depois pela Cidade Alta, ruas Ulisses Caldas e Princesa Isabel, calçada do Café São Luís. Não lembro se ele desceu em São Gonçalo ou se foi em Parnamirim. Se atravessou ou não o Potengi. O que eu sei é que os dois candidatos – como mostram as últimas pesquisas – estão levando a disputa presidencial para o segundo turno. A próxima visita seria a da presidente Dilma Rousseff. A do pastor Everaldo, não ouvi falar ainda. Mas também será bem-vindo, os três Reis Magos sabem disso.

O candidato Aécio Neves apareceu terça-feira na telinha da Rede Globo. Foi o primeiro a ser entrevistado na série programada para o Jornal Nacional. Saiu-se bem. No meu modesto parecer, saiu, sim. Além de candidato, ensaiado por bons mestres, foi “mineirinho” nas respostas. E bem temperado (franguinho com couve) na simpatia. Os analistas políticos da mídia nacional aprovaram seu desempenho. O Ricardo Noblat, em sua coluna de O Globo, começou o comentário, com o título “Aécio pula a fogueira”, assim:

– Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, foi claro, sereno e arguto ao responder, há pouco, a perguntas de William Bonner e de Patrícia Poeta, apresentadores do Jornal Nacional. A entrevista de 15 minutos abriu a série de entrevistas do Jornal Nacional com os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos.

– A pergunta sobre a construção de um aeroporto em terras da família de Aécio foi a que poderia tê-lo deixado numa saia justa. Mas não. Ele a respondeu da melhor maneira possível – o que não significa que tenha sido convincente.

– Pareceu convincente quando se esquivou com habilidade da pergunta sobre Eduardo Azeredo, protagonista do escândalo do mensalão mineiro, e que é visto sempre ao seu lado. “Ele está me apoiando e não o inverso”, chegou a dizer quase baixinho. Para completar (cito de memória):

“O PT tratou como heróis nacionais seus dirigentes condenados e presos. Isso não faremos”.

Economia piorando
O fraco desempenho da economia brasileira não sai das manchetes. Está nas capas dos principais jornais: “Mercado prevê PIB fraco e inflação alta até o final de 1918”.

Pois é, até o final do próximo governo. Leio na Folha de S. Paulo:

– Durante os próximos quatro anos, o Brasil deve crescer abaixo da média da última década, com inflação superior à meta de 4,5% e juros acima de 10%. O próximo presidente terminará o período de governo, no entanto, com números melhores do que os verificados em 2014.

– Essas previsões fazem parte da pesquisa semanal Focus, do Banco Central, que reúne as projeções para a economia de cerca de cem analistas de instituições do setor público e privado. Nesta segunda-feira (11), as projeções de crescimento para 2014 e 2015 foram reduzidas novamente, para 0,81% e 1,2% – uma semana antes, elas eram de, respectivamente, 0,86% e 1,50%.”

Do Barroco
Anote em sua agenda a boa notícia: vem aí o X Colóquio de Estudos Barrocos, que vai acontecer no campus da UFRN, na segunda quinzena de outubro. Além do Colóquio, acontecerá também o III Seminário Internacional de Arte e Literatura Barrocas, com o tema: “Saberes e Sabores do Barroco”
Vem gente de Coimbra, do México e da Universidade da Extremadura.

Pesquisa
Esta semana teremos nova pesquisa do Ibope no rasto das eleições no Rio Grande do Norte. Para presidente da República, para governador do Estado e para o Senado.

Anúncio dos números previsto para sexta-feira.

Flipipa
Está em todas as rodas literárias e suas vizinhas de todas as artes – música, teatro, artes plásticas, dança, gastronomia, bate-papo: a Festa Literária da Praia de Pipa foi um sucesso. O bom nível das palestras e dos debates, o melhor público já registrado nas tendas literárias. O excelente comparecimento do público infantojuvenil nas diversas rodadas da parte do dia.

Livro
Alex Nascimento aproveita a madrugada friorenta que se estica pela Rua São João para pôr em marcha o seu novo livro. Prosa/poema, poema/prosa, memórias de Madagascar, invenção do valium, conversas com Cole Porter e Duke Ellington, andanças pela Grécia, travessia da Cordilheira do Andes, o Alecrim da  Avenida 1, saudades de Maria e Ana. As duas juntas. Pelas contas, já vai no 13º capítulo.

Política
O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, acompanha o candidato Aécio Neves, PSDB, na visita do tucano a Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas