Semio Timeni Segundo – Consultor Empresarial
Uma das questões mais importantes para o empreendedor é o desenvolvimento de relacionamentos com pessoas que ajudem a unir ele e seus produtos a clientes, fornecedores, parceiros e bons colaboradores. Quem não tem uma história legal para contar de como um amigo, parente ou conhecido o ajudou a atingir um objetivo? A vida é cheia de oportunidades de ajudar ou ser ajudado por outras pessoas, mas no mundo dos negócios criar e manter uma saudável rede de contatos é uma questão essencial. Como anda sua rede de contatos? A seguir vão algumas dicas de como construir e manter uma rede de contatos valiosa para seus objetivos.
Primeira dica é: pense estrategicamente na construção da sua rede de contatos. O que quero dizer com isto? Planeje! Defina seus objetivos e concentre-se nas pessoas que você já conhece e que podem lhe ajudar a alcançar estes objetivos. E lembre-se: a imensa maioria das pessoas adora ajudar, então permita que elas lhe ajudem! Nada de ficar pensando que agir assim o torna uma pessoa interesseira! Se você é uma pessoa ética e suas ações são baseadas em um sistema de valores, as pessoas que lhe conhecem ficarão felizes e honradas em serem procuradas por você. Pare e pense como estas pessoas podem lhe ajudar, deixando margem inclusive para elas lhe dizerem um não. Agindo assim você pavimentará uma estrada onde a outra pessoa terá prazer – agora e no futuro – de caminhar ao seu lado.
Outra dica é você fazer o caminho contrário: faça primeiro pelos outros! Seja útil, torne-se valioso para as pessoas! Toda relação pressupõe que existe troca, e com rede de contatos não é diferente. Fora a satisfação pessoal que se tem em ajudar!! É como Jesus Cristo já ensinava: “faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem para você”.
A construção de uma sadia rede de contatos exige muita persistência e foco. Toda oportunidade onde existem pessoas será valiosa para ela crescer. Sabe aquele aniversário de um amigo que você chega meio tímido procurando algum conhecido para ficar perto? Que tal, a partir de agora, você procurar uma mesa em que você não conheça ninguém? Peça licença, se apresente e pergunte se pode sentar ali. Aproveite este tempo para conhecer os outros, não simplesmente ser conhecido, mostrando legítimo interesse na outra pessoa, sem esquecer de trocar cartões de visita. Um email no dia seguinte agradecendo a companhia também é uma boa!Uma outra reflexão é que não existe relacionamento com empresas e sim com pessoas! Empresas são basicamente iguais: paredes, móveis, máquinas, etc. O verdadeiro diferencial de cada empresa são as pessoas lá dentro. E é com elas que você tem que manter relacionamento. Como é formada por pessoas, é algo vivo, mutante, um ato de conectar-se e reconectar-se. Sempre!
E por falar nisso, tão importante quanto desenvolver é manter a rede de contatos! Procure se manter conectado com as pessoas que você conhece! Aniversários ou períodos festivos são sempre boas datas, mas que tal mandar email de vez em quando? Ou marcar um café para colocar a conversa em dia?
O desenvolvimento de uma rede de contatos é algo que nunca chega ao fim, está sempre evoluindo. O sentido do termo na língua inglesa capta bem o espírito da geração de redes de contato: networking é um neologismo a partir da união de duas outras palavras, net e working, ou trabalhando a rede. Assim, rede de contatos é estar trabalhando – sempre – a rede! Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!