quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Como funciona o sistema de saúde no município de Natal

- Publicidade -

Atenção Básica

O município administra 54 unidades de saúde. Dessas, 37 são Unidades de Estratégia de Saúde da Família e 17 são Unidades Básicas. Ao todo, são 116 equipes de ESF (antigo PSF), distribuídas da seguinte forma: 13 equipes de ESFs; 54 equipes de ESFs com saúde bucal; 34 equipes de agentes comunitários e equipe de saúde bucal; e nove equipes de agentes comunitários de saúde. Cobrem 30% da população da capital. O MP/RN tem uma série de inquéritos e procedimentos sobre carências da rede.

Atenção Especializada

Inclui a assistência de média e alta complexidade, ambulatorial e hospitalar. A média complexidade ambulatorial engloba a maioria dos procedimentos necessários para o diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente. Já a alta complexidade ambulatorial ainda está, em sua maioria, sob gestão da esfera estadual.  Aqui entram os Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), localizados em Brasília Teimosa, Nova Natal e Planalto. Nas principais unidades, a média é de 1.200 atendimentos diários.

Assistência hospitalar

As 35 unidades a serviço do SUS Municipal possuem 2.059 leitos, sendo 27,4% cirúrgicos,  24,1% clínicos e 18,4% psiquiátricos. O problema da falta de leitos é alvo de ação movida pelo MPE, principalmente no tocante aos leitos de UTI, que correspondem a 6,9% do número de leitos contratados pelo SUS e 11,6% do total de leitos existentes na capital. No caso dos leitos de UTI neonatal, o município possui 48.  A necessidade é bem maior: 76 leitos.

Urgência e Emergência

O atendimento é feito por uma rede de seis pronto-atendimentos, incluindo o Hospital dos Pescadores e a UPA Dr. Ruy Pereira (UPA Pajuçara). Está em fase de conclusão a estrutura da UPA da Cidade da Esperança, que vai atender a demanda da zona oeste. Nas unidades, a população reclama de superlotação, da demora no atendimento, do desabastecimento e da falta de médicos.  O Samu Natal dá suporte à rede, com atendimento de urgência 24 horas.

Saúde Mental

A Reforma Psiquiátrica, instituída  em 2001, propõe um modelo humanizado de assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos no SUS. Em Natal, a assistência à saúde mental é oferecida em cinco centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um do nível três com leitos de acolhimento noturno, um infanto-juvenil, dois Caps II e dois Caps AD (para Álcool e outras Drogas), um ambulatório de saúde mental na Policlínica da Ribeira. Na zona sul, o município mantém Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Álcool e outras Drogas (APTAD).

Assistência farmacêutica

Área que vive em crise de desabastecimento, segundo a SMS por ainda não haver uma “logística eficiente de entrega dos itens nas farmácias e postos de saúde”. Ao longo de 2011, muitas das farmácias da rede (11 nas maternidades e pronto-atendimentos e 62 dispensários de medicamentos nas unidades de saúde e USF) não tinham medicações ministradas, por exemplo, para pacientes com hipertensão, diabetes e distúrbios psiquiátricos.  Um contrato com o Nuplam/UFRN garante o armazenamento do estoque.

Rede complementar

No geral, estão localizadas no município 115 unidades sob gestão do município, Estado e União, segundo informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. O SUS municipal conta com outras 35 unidades, das quais 20 privadas que são contratadas para prestar serviço de forma complementar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas