sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Conexões com a arte de fazer e tocar rabeca

- Publicidade -

O projeto Conexão Felipe Camarão realizará de 18 a 25 de março um curso de lutheria de rabeca, aberto a estudantes de escolas públicas e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. O curso, que será realizado na sede do Conexão Felipe Camarão (aulas práticas) e no IFRN/Campus Cidade (aulas teóricas), é fruto de uma parceria entre o Conexão Felipe Camarão e o IFRN, com o patrocínio do Banco do Nordeste – BNB.

Projeto Conexão Felipe Camarão promoverá oficinas e também um encontro de rabequeirosO objetivo é formar luthiers aptos a disseminar a cultura de tradição nordestina através da rabeca. As aulas serão ministradas pelo professores Fabio Vanini (luthier de SP), Janildo Dantas (luthier do RN) e Roderick Fonseca (Prof. do IFRN)  para estudantes interessados em aprender a arte de construir o instrumento. As inscrições poderão ser feitas de 15 a 18 de março e terá um número de vagas limitado. No dia 23, o projeto vai realizar o Encontro Rabecas e Rabequeiros, com uma programação especial.

A rabeca é um instrumento de origem árabe, tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. Instrumento de arco, que soa por fricção, espécie precursora do violino, de feitura popular. A rabeca é um instrumento musical de cordas friccionadas, encarado como uma versão mais rústica do violino. Apesar da evidente semelhança entre os dois, a rabeca pode ser considerada como um instrumento com identidade própria, uma vez que se distingue do violino em muitos aspectos – principalmente na construção e no modo de tocar. A rabeca não possui um padrão universal, como o violino, apresentando muitas variações no tamanho, formato, número de cordas, afinações utilizadas e materiais empregados em sua confecção.

Serviço:

Curso de Lutheria de Rabeca. De 18 a 25 de março. Inscrições:   Associação Cia Terramar (3201-1145) ou sede do Conexão F. Camarão (3605-1854).  O curso é gratuito.        

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas