quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Conferência Municipal de Cultura será de 13 a 15 de maio

- Publicidade -

Um retrato estrutural da cultura de Natal, a partir de ideias de artistas e gestores. Esse é o caminho que se pretende seguir com a realização da Conferência Municipal de Cultura 2013, promovida pela Prefeitura do Natal através da Funcarte, em parceria com o Ministério da Cultura. A Conferência acontece de 13 a 15 de maio, no auditório do IFRN da Cidade Alta. No evento, aberto a participação de toda a classe artística, serão traçados os planos, ações e diretrizes das políticas culturais da cidade para o Plano Municipal de Cultura, já que a capital potiguar integra o Sistema Nacional de Cultura.

“Queremos sair da Conferência com as linhas gerais do Plano Municipal de Cultura e com um novo Conselho de Cultura. A meta também é iniciar revisão para melhoria do programa Djalma Maranhão (lei de incentivo) e criar algumas câmaras setorias para aprofundar algumas temáticas”, disse o presidente da Funcarte, Dácio Galvão. Ele lembrou que já foram realizadas reuniões prévias com os setores de teatro, artes visuais, audiovisual e grupos juninos. “Dos principais segmentos faltou dança e música”, pontuou o presidente da Funcarte.

A abertura acontece no dia 13 de maio (segunda-feira) com participantes do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Capitania das Artes. Nos dois dias seguintes (14 e 15), das 8h às 12h e das 14h às 18h, acontecem as discussões temáticas dos Grupos de Trabalhos por áreas de atuação.

Ao final da Conferência Municipal de Cultural acontece a eleição dos representantes do segmento cultural do Conselho Municipal de Cultura.

A realização da Conferência Municipal de Cultura segue as diretrizes e temas da Conferência Nacional de Cultura (CNC) e acrescenta também assuntos locais. Em Natal também haverá discussões abordando os “Sistemas de financiamento para cultura”.

Programação


Dia 13 (Segunda)

18h – Solenidade de Abertura da Conferência Municipal. Participação de convidados do Ministério da Cultura e convidados locais.

Dia 14 (Terça)
Manhã e Tarde. Início dos Trabalhos – Discussões temáticas da Conferência Municipal – Plenária e Início dos Grupos de Trabalho.

Dia 15 (Quarta)

Manhã. Continuidade dos GTs (Grupos de Trabalhos Temáticos da Conferência)
Tarde. Eleição dos Conselheiros Municipais (Conselho Municipal de Política Cultural). 17h00. Encerramento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas