sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Confira os projetos aprovados para o Parque da Cidade

- Publicidade -

Até o início do mês de dezembro, natalenses e turistas terão sete
motivos a mais para visitar o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte em
Candelária. Anunciado na manhã de ontem, o resultado final da primeira
versão do edital “Museu Aberto de Esculturas” irá permitir que
visitantes passem a contemplar não apenas a natureza como também a arte
na forma de esculturas de grande porte.

#SAIBAMAIS#As sete esculturas selecionadas,
com dimensões que variam de 1,5 metro a 3,5 metros de altura, serão
instaladas de forma definitiva ao longo dos trajetos para passeio e
caminhada que cortam o parque.

Confira a lista dos projetos aprovados:

1. Artista plástica e ceramista, Adriana Vieira Lopes
graduou-se em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Em Natal concluiu o curso de Design de Interiores na UnP, onde atualmente é aluna da pós-Graduação em Arquitetura de Interiores. Possui obras em museus de Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Aprovou o trabalho “Objetos Ocultos I” (2,4 metros de comprimento por 1,5 m de altura), feito de cerâmica esmaltada, inspirado em insetos e outros seres pequenos que habitam a área do Parque da Cidade.
Objetos Ocultos I, Adriana Vieira Lopes
2.Guaraci Gabriel é conhecido do grande público por suas esculturas gigantes feitas de metal e material reciclado. Boa parte de sua produção está concentrada na cidade de Mossoró. Já realizou exposições na Europa e participou da Bienal de Cuba; Bienal do Fim do Mundo (Ushuaia/Argentina); e da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. No início deste mês esteve na 31ª São Paulo com a performance “O Artista que Não Existe”, onde mostrou virtualmente a escultura de uma formiga de 12 metros e 5 toneladas que construiu às margens da BR 104 em Queimadas (PB). Para o Parque da Cidade aprovou versão um pouco menor de sua formiga.
O Artista que Não Existe, Guaraci Gabriel
3.Paulo César Gonçalves (Rhasec) nasceu em Campina Grande/PB e é graduado em Educação Artística pela UFRN, onde também fez especialização em Artes Plásticas. Cria trabalhos em pedra sabão, concreto e cerâmica em seu ateliê instalado no cemitério Morada da Paz. Sua obra, “Irmão Sol e Irmã Lua”, feita em pedra sabão possui altura total de 2,5 metros, sendo que as figuras (dos irmãos) possuem 1,2 metro de altura.
Irmão Sol e Irmã Lua, Paulo César Gonçalves
4. José Jordão de Arimatéia (Jordão). Escultor e pintor, Jordão assina vários paineis e esculturas de grande porte, em concreto, espalhadas pela cidade como o finado Anjo Azul e o muro da Câmara Municipal de Natal. Suas obras também podem ser vistas no estacionamento do Hotel Buriti no Alecrim e no Centro de Convenções. Para o Parque da Cidade o artista irá criar um “São Francisco” de concreto com 3,5 metros de altura.
São Francisco, José Jordão de Arimatéia (Jordão)
5.Emanoel Câmara Júnior é autodidata e discípulo direto de Manxa e Jordão. Apresentou o trabalho “Totem”, com 2,80 metros de altura em pedra calcária, reunindo em uma só peça índio, gavião, serpente, boto, leão e coruja. A obra está em fase de acabamento.
Totem, Emanoel Câmara Júnior
6.Edilson de Figueiredo (Galêgo) trabalha com escultura em bronze, granito, mármore e concreto. Autor da escultura “A Deusa da Justiça” no Palácio da Justiça na Cidade Alta, e da “Fonte dos Jabutis” no Via Direta, Galêgo apresentou a escultura “Vendedora de Mangas”, em marmorito, com 2 metros de altura. Detalhe: as mangas serão substituídas por cajus.
Vendedora de Mangas, Edilson de Figueiredo (Galêgo)
7.Raimundo João de Araújo (Mundoca) é artesão autodidata, faz parte da equipe que construiu a escultura de Iemanjá, na Praia do Meio, e o painel na fachada do Edifício Rio Mar (este assinado por Jordão). Sua escultura “A Preguiça”, de concreto, possui 3 metros de altura.
A Preguiça, Raimundo João de Araújo (Mundoca)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas