sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Congresso de iniciação científica

- Publicidade -

Alcyr Veras – economista e professor universitário

A Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) instala nesta Quinta-Feira, dia 27, às 19h00, o seu Décimo Primeiro Congresso de Iniciação Científica. Trata-se de uma iniciativa de autoria do seu Diretor-Geral, Professor Daladier Pessoa Cunha Lima, cujo pioneirismo nessa modalidade de evento educacional, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, deve-se a ele. Quando Reitor da Universidade Federal do RN,  não só criou o mencionado certame científico, como o tornou uma permanente realização anual do calendário acadêmico. Sinto-me honrado em fazer parte desta jovem e conceituada Instituição de Ensino Superior, ao lado de meus colegas professores, alunos, funcionários e de seus abnegados Dirigentes.

Vivemos, hoje, um mundo de extraordinária modernidade em que o simples clicar de uma tecla e até mesmo o ligeiro gesto de apenas aproximar nossas mãos de um ins-trumento eletrônico (sem tocá-lo), nos permite, em fração de segundos (pela via do fenômeno eletro-magnético digital), obter informações que, antes, demoravam dias ou meses. A rapidez e a eficiência tomaram conta da sociedade moderna. Embora tendo, eventualmente, que conviver com doses de estresse, os níveis de conforto e bem-estar obtidos, tanto no trabalho como no lazer, superam as adversidades por simplificar os métodos e antecipar as soluções.

Contudo, não podemos esquecer que todo esse vastíssimo universo de sofisticadas modernidades, que hoje desfrutamos, graças à descoberta dos revolucionários métodos científicos e tecnológicos, se deve à incondicional dedicação ao exaustivo trabalho de notáveis pesquisadores, estudiosos e inventores, envolvendo anos e até séculos de incansáveis buscas. Só para citar alguns entre inúmeros deles, historicamente célebres e famosos, das mais diferentes gerações: Arquimedes, Galileu, Isaac Newton, James Watt, Charles Darwin, Louis Pasteur, Thomas Edison, Graham Bell, Santos-Dumont, Albert Einstein, Fleming, Von Braun, Bill Gates, Steve Jobs. O cientista italiano Marconi, idealizador das comunicações sem fio, transmitiu em 1931, de Roma, um sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Re-dentor no Rio de Janeiro.

Não há prosperidade econômica sem ciência e tecnologia. E não pode haver desenvolvimento científico e tecnológico sem investimentos. O país que mais investe em pesquisas no mundo são os Estados Unidos, que este ano devem aplicar 405.3 bilhões de dólares. Em seguida, vem a China com 153,7 bilhões. No ranking de 40 países, o Brasil ficou na 12ª colocação com investimentos previstos de US$ 12 bilhões até o final deste ano.

Cientista brasileiro de renome mundial, Miguel Nicolélis instalou em Macaíba o Instituto Internacional de Neurociências que será um avançado centro intercontinental de pesquisas sobre o cérebro humano. Fundado em 17 de abril de 1951, o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico foi o organismo pioneiro na sistematização institucional da pesquisa científica no Brasil. Seu atual presidente, Glaucius Oliva, diz que: “ainda há, no Brasil, um imenso vale entre a ciência e o mercado, e que as universidades precisam se tornar mais úteis à sociedade ao se aproximarem mais das empresas para que estas possam incorporar novas tecnologias competitivas”. É exatamente por isso que a FARN comunga desse louvável pensamento, ao promover eventos que permanentemente estimulem o interesse dos jovens pela ciência. O Coordenador Geral do Congresso de Iniciação Científica da FARN é o Prof. Aluísio Alberto Dantas, que, através de sua diligente atuação, tem se revelado um habilidoso líder em conseguir mobilizar professores e alunos, cujo esforço conjunto, com o indispensável apoio da Direção,  resultará na apre-sentação de   mais de 1200 trabalhos de pesquisas este ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas